O desempenho urbano que o Toyota Aygo deve oferecer permite uma autonomia mecânica muito curta, limitada exclusivamente a uma única versão a gasolina.
O Toyota Aygo é um modelo DESCATALOGADO urbano pertencente ao segmento A e é o menor veículo que a Toyota vende em suas concessionárias, logo acima de outros modelos de sucesso como o Toyota Yaris ou o Toyota Corolla. Embora no passado fosse comercializado com várias carrocerias possíveis, atualmente é oferecido exclusivamente como um carro urbano de cinco portas.
A primeira geração do Aygo foi apresentada oficialmente em 2005. Um momento de esplendor para os modelos desta categoria. Essa primeira geração esteve no mercado até 2014, tendo passado por uma grande atualização no meio do ciclo ao longo do caminho em 2012.
A segunda e última geração foi apresentada no Salão Automóvel de Genebra de 2014. Desde então, o pequeno modelo japonês passou por apenas uma grande atualização, em 2018, onde melhorias e novos recursos são introduzidos em todos os sentidos. Finalmente, em meados de 2021, o pequeno utilitário japonês desaparece do catálogo, dando lugar ao Toyota Aygo X Cross.
Características técnicas do Toyota Aygo
O Aygo é o resultado de uma joint-venture de várias marcas. A Toyota, juntamente com o conglomerado PSA, que inclui a Citroën e a Peugeot, liderou conjuntamente o desenvolvimento. O resultado foram três modelos diferentes na aparência, mas iguais em essência. Pode-se dizer que o Aygo é primo em primeiro grau do Peugeot 108 e do Citroën C1, pois embora possam não parecer, são o mesmo carro com conchas diferentes.
O Toyota Aygo é comercializado exclusivamente como um modelo de cinco portas. Suas medidas continuam a posicioná-lo perfeitamente dentro do segmento A. 3,46 metros de comprimento, 1,61 metros de largura e 1,46 metros de altura. A estas dimensões exteriores deve ser adicionada uma distância entre eixos de apenas 2,34 metros. Essa distância entre eixos permite oferecer um espaço interior muito justo, com capacidade para um máximo de quatro passageiros.
O volume do porta-malas do Toyota Aygo anuncia 168 litros de capacidade mínima. Este volume pode aumentar se a segunda fila de bancos estiver completamente rebatida. Em sua configuração de cinco portas, o pequeno japonês mostra duas versões diferentes, uma com capota rígida e outra com teto de lona retrátil chamado x-sky. Não é um cabriolet porque os pilares e a estrutura não acompanham o telhado móvel.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Aygo
O desempenho urbano que o Toyota Aygo deve oferecer permite oferecer uma autonomia mecânica muito curta, limitada exclusivamente a uma única versão a gasolina. Esta unidade de potência limitada é sempre gerenciada por uma caixa manual de cinco marchas. Opcionalmente, existe a possibilidade de montar uma transmissão automática de cinco velocidades.
O motor em questão é um bloco de três cilindros em arranjo dianteiro transversal, naturalmente aspirado e com 998 centímetros cúbicos de cilindrada. desenvolve 72 cv a 6.000 rpm e 93 Nm de torque a 4.400 rpm. Anuncia oficialmente um consumo combinado no ciclo WLTP de 4,8 litros por 100 quilômetros percorridos.
No momento, o futuro do caçula da casa é desconhecido. Devido a uma tendência de compra, o segmento de veículos utilitários está se voltando para a mobilidade 100% elétrica. Muitos rivais dos japoneses deram o passo, mas a Toyota no momento não, apostando claramente na tecnologia híbrida convencional como já faz com o resto da gama de produtos.
Equipamento Toyota Aygo
do que a certa. Todas as superfícies são compostas de plástico rígido, e os poucos detalhes de qualidade são derivados de áreas específicas, como o volante em couro ou os bancos, que mostram o tecido como o material mais comum, e certos detalhes em couro nos mais altos acabamentos.
Como é habitual na casa, o Aygo apresenta uma gama de equipamentos muito completa e variada onde as opções de personalização são amplas e variadas. Quatro níveis diferentes estão disponíveis atualmente: x-play, x-cite JBL, x-clusiv e x-style. Ao contrário dos três primeiros, o último está sempre associado à versão com techno de tela móvel.
Em termos de equipamentos, o Aygo atribui longevidade excessiva e um claro foco urbano onde luxos excessivos não estão disponíveis. Os destaques incluem entrada e partida sem chave, luzes diurnas de LED, sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas com conectividade para dispositivos móveis e navegação, climatização automática, volante multifuncional e equipamento de segurança Toyota Safety Sense.
O Toyota Aygo em vídeo
O Toyota Aygo de acordo com o Euro NCAP
Em 2017, o Euro NCAP testou a segurança do Aygo em seus agora famosos testes de colisão. Depois de passar por esses testes, o carro urbano japonês foi certificado com três das cinco estrelas de segurança. Os resultados obtidos resultaram em uma classificação de 7,4 na proteção de passageiros adultos, 6,3 na proteção de passageiros crianças, 6,4 na proteção de pedestres e 2,5 em assistentes de direção. Mais tarde, os testes foram repetidos com o pacote de segurança instalado e a classificação subiu para quatro estrelas.
O Toyota Aygo do Km 0 e usado
Nestes anos em que o Toyota Aygo esteve à venda, ele alcançou bons números de vendas, principalmente durante os anos pertencentes à primeira geração (2005 – 2014). A mudança na tendência do mercado levou ao desgaste na compra de modelos pertencentes ao segmento A, que acabaram perdendo o interesse e aumentaram seu percentual de desvalorização, que no caso dos japoneses está na média do segmento.
Nos canais de venda secundários como o usado, observamos que as unidades mais baratas datam dessa primeira geração com preços iniciais próximos dos 2.000 euros para modelos com mais de 180 mil quilómetros. O mercado do Km 0 é muito deficiente. Quase não há unidades disponíveis para venda. Algumas dessas unidades têm preços com descontos interessantes em relação aos preços dos revendedores.
Rivais do Toyota Aygo
Os veículos elétricos são postulados como a solução de mobilidade ideal para percursos de curta ou média distância. Os urbanos são os mais razoáveis de todos devido ao preço contido e às muitas vantagens que apresentam. Quase todo o segmento A está mudando para a mobilidade elétrica. Apesar disso, o Toyota Aygo continua apostando nos motores de combustão, mas seus rivais ainda são os mesmos que já conhecíamos. Além de seus irmãos C1 e 108, vale destacar unidades como: Renault Twingo, Smart Forfour, SEAT Mii Electric, Skoda Citigoe iV, Mitsubishi Space Star, Suzuki Ignis, Volkswagen e-uP! e FIAT 500. A vantagem de apostar em tecnologias não elétricas é que o 108 pode oferecer um preço de venda mais baixo.
Preços Toyota Aygo
Apesar de sua longevidade, da falta de equipamentos ou do alcance mecânico curto e ineficiente, o Aygo pode ser considerado um carro caro. O preço inicial do Toyota Aygo é de 11.700 euros, sem ofertas ou promoções. Esse valor corresponde a um modelo com acabamento x-play e câmbio manual de cinco marchas. O mais caro da família é o Aygo com acabamento em estilo x com teto de lona móvel e transmissão automática. O preço inicial dessa unidade é de 15.000 euros, sem ofertas ou promoções.