SUV e PicapeToyota

Toyota Aygo X Cross

Toyota apresenta Aygo X Cross, o menor SUV de seu portfólio de produtos. Um modelo urbano para atrair uma clientela completamente diferente.

Os SUVs são a aposta mais brilhante do mercado europeu. Enquanto os segmentos tradicionais estão diminuindo nas vendas, os SUVs estão acumulando cada vez mais pedidos. Todas as marcas estão comprometidas com eles, introduzindo modelos inéditos no segmento que foram pouco explorados até agora. O Toyota Aygo X Cross é a mais recente representação desse fato. Um modelo urbano feito SUV para atrair uma clientela completamente diferente.

Em novembro de 2021, a Toyota apresenta o menor SUV de seu portfólio de produtos. Um modelo que está imediatamente abaixo de outras unidades, como o Toyota C-HR ou o Toyota Yaris Cross. O Aygo X Cross tira muito de seu design do modelo que lhe dá nome, o Toyota Aygo. É um modelo concebido, desenhado e desenvolvido para a Europa, inclusive sua produção é realizada dentro dos limites da união, mais especificamente da fábrica da Toyota na França.

Características técnicas do Toyota Aygo X Cross

Deve-se notar que o Aygo é o resultado de uma joint-venture assinada entre o antigo grupo PSA e a Toyota. Apesar disso, o Toyota Aygo X Cross usa uma plataforma diferente. É o primeiro da casa a desfrutar da plataforma GA-B. Uma arquitetura mais moderna desenvolvida para que no futuro seja utilizada em uma ampla gama de modelos, incluindo futuras versões do Aygo.

Dada esta mudança fundamental, o Aygo X Cross cresce em relação ao seu irmão, embora devido às elevações permaneça fixo no segmento A, o segmento urbano. Externamente atinge 3,7 metros de comprimento, 1,74 metros de largura e 1,51 metros de altura. Um tamanho contido em apenas 1.015 quilos de peso com uma distância entre eixos fixada em 2,43 metros.

Esta distância entre eixos limita-o quando se trata de oferecer um espaço interior generoso, sendo limitado a apenas quatro passageiros na clássica posição 2+2. Os ocupantes traseiros não desfrutarão de muito espaço ou muitos luxos, deixando os bancos dianteiros fixos para os passageiros mais altos. Em termos de capacidade de carga, o Aygo X Cross anuncia um volume mínimo de bagageira de 231 litros, expansível até 829 litros se a segunda fila de bancos estiver completamente rebatida.

Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Aygo X Cross

Embora a Toyota seja conhecida por seus veículos híbridos, o mercado a que se destina o Aygo X Cross é muito focado no preço de venda. Com a intenção de manter os custos na faixa mais baixa possível, o desenvolvimento do novo SUV contempla apenas motores de combustão de pequena potência. No lançamento, a gama é limitada a um motor a gasolina, tendo descartado qualquer tipo de eletrificação.

O motor em questão é um bloco de três cilindros naturalmente aspirado e 998 centímetros cúbicos. Desenvolve 72 cavalos de potência a 6.000 rpm e um torque máximo de 93 Nm a 4.400 rpm. É equipado com uma transmissão manual de cinco marchas como padrão, mas pode ser opcionalmente acoplado a uma transmissão automática CVT. Em todas as versões, a potência do motor é alocada ao eixo dianteiro sem a possibilidade de montar um esquema de tração nas quatro rodas.

Equipamento Toyota Aygo X Cross

O segmento urbano nunca se destacou pela excelente execução de seus materiais. O Aygo X Cross oferece uma cabine bem apresentada com uma abordagem muito jovem. Apesar disso, a qualidade dos materiais utilizados, principalmente plásticos, não consegue gerar uma sensação ideal de qualidade percebida para os ocupantes.

Como é habitual na marca, a oferta de equipamentos divide-se em diferentes acabamentos. Existem três opções disponíveis, do menor ao maior equipamento que encontramos: Play, Like e Chic. Cada um deles oferece um visual ligeiramente diferente, podendo ir de um acabamento mais básico e sóbrio a um mais atraente com diferentes elementos de personalização e detalhes particulares.

As opções de personalização serão generosas, dada a abordagem jovem e quando se trata de tecnologia de bordo. A tecnologia presente não é muito marcante, mas ainda vale destacar elementos como o sistema multimídia com tela de 9 polegadas, conectividade para dispositivos móveis, carregador sem fio e ar-condicionado. Há também uma pequena, mas discreta provisão de elementos de segurança e assistentes de direção.

O Toyota Aygo X Cross de acordo com o Euro NCAP

Apesar de seu pequeno tamanho, no verão de 2022 o Toyota Aygo X Cros passa por testes de segurança Euro NCAP onde recebe uma classificação de quatro estrelas em cinco possíveis, sendo um dos mais bem avaliados da categoria. Os resultados por seções são os seguintes: 78 em 100 na proteção de passageiros adultos, 78 em 100 na proteção de passageiros crianças, 74 em 100 em vulnerabilidade de pedestres e 81 em 100 em assistentes de direção.

Rivais do Toyota Aygo X Cross

Quando se trata de estabelecer rivais, deve-se reconhecer que o segmento A-SUV é um dos menos explorados pelas marcas a nível comercial. A oferta desse mercado é limitada, deixando modelos rivais para o Toyota AygoX Cross. Apesar disso, são oferecidas alternativas possíveis, como: FIAT PandaFord EcoSport e Suzuki Ignis. Todos eles são semelhantes em termos de tamanho, sendo o Aygo um dos menores do trio.

Preço do Toyota Aygo X Cross

Quando se trata de definir preços, a Toyota queria ir baixo e oferecer um modelo A-SUV muito atraente em valor. O preço inicial do Toyota Aygo X Cross no mercado internacional é de 14.800 euros, sem ofertas ou descontos. Esse preço está relacionado a um modelo com acabamento Play e ao motor de 72 cavalos com transmissão manual. O mais caro da família é o Aygo X Cross Chic com transmissão automática. O seu preço mínimo é de 19.050 euros, sem ofertas ou promoções.

A possível chegada do Toyota AYGO X ao Brasil tem despertado o interesse dos entusiastas e consumidores do setor automotivo nacional, embora a montadora ainda não tenha confirmado oficialmente sua comercialização no país.

Miguél

Sou um entusiasta de automóveis com uma paixão especial pela marca Toyota, reconhecida mundialmente por sua qualidade e inovação. No entanto, meu amor por carros vai além de uma única marca. Com uma vasta experiência em criação de conteúdo automotivo, escrevo sobre todas as marcas, trazendo análises detalhadas, comparativos e insights valiosos sobre os diversos modelos e tendências do mercado. Seja explorando a durabilidade de um Toyota, a potência de um muscle car americano ou a elegância de um modelo europeu, meu compromisso é oferecer conteúdo envolvente e informativo para todos os apaixonados por carros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo