Toyota bZ4X esteve prestes a se tornar o primeiro modelo da empresa a ser 100% elétrico, com exceção do Toyota Proace City Electric
A Toyota sempre afirmou que nunca daria o passo para a mobilidade 100% elétrica até que tivesse clareza sobre sua viabilidade. E parece que tudo está muito mais claro agora. O Toyota bZ4X esteve prestes a se tornar o primeiro modelo da empresa a ser 100% elétrico, com exceção do Toyota Proace City Electric. Embora em teoria não seja o primeiro veículo elétrico da Toyota, será o primeiro de uma nova família.
Com o lançamento do bZ4X no outono de 2021, os japoneses iniciam sua divisão de veículos elétricos, coletados sob a submarca BZ (Beyond Zero). Embora o lançamento informativo ocorreu no final de 2021, o lançamento comercial não ocorreu até a primavera de 2022. O bZ4X caracteriza-se não só pelo seu esquema totalmente elétrico, mas também pelo seu formato SUV, dando assim continuidade à tendência atual do mercado. É um produto geminado com o Subaru Solterra.
Características técnicas do Toyota bZ4X
Quando falamos da Toyota, é impossível não nos referirmos aos seus híbridos. Os japoneses foram os pais de uma tecnologia que foi uma revolução. Embora sua entrada na mobilidade elétrica tenha sido tardia, já tinha bases anteriores para acelerar o desenvolvimento. Sob o corpo do Toyota bZ4X esconde-se a plataforma e-TNGA, uma versão específica da conhecida arquitetura TNGA utilizada por outros modelos da empresa como o Toyota RAV4 ou o Toyota Camry.
Neste caso, a plataforma não só foi adaptada às exigências da mobilidade elétrica, como também foi modificada para se adaptar às dimensões particulares deste C-SUV. Externamente atinge 4,6 metros de comprimento e 1,6 metros de altura. A estas dimensões deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2,85 metros, o que garante um espaço ideal para um máximo de cinco passageiros.
Três deles estão instalados em uma segunda fila de bancos onde se destaca a ausência de um túnel central que limite os movimentos dos ocupantes. No que diz respeito à capacidade de carga, o Toyota bZ4X oferece apenas um porta-malas traseiro. O espaço sob o capô é reservado para o motor e os componentes auxiliares do equipamento. O único compartimento de bagagem disponível oferece uma capacidade de carga de 452 litros, que pode ser ampliada rebatendo a segunda fila de bancos.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota bZ4X
Desde que o anúncio oficial, a gama mecânica do Toyota bZ4X não foi totalmente conformada. O Japão deu algumas primeiras pinceladas em termos de desempenho, capacidades e autonomia. O bZ4X nasceu como um modelo 100% elétrico, portanto, todo o seu portfólio comercial gira em torno dessa premissa. Na época, a oferta anunciou apenas duas unidades, uma com tração dianteira e outra com tração nas quatro rodas.
A unidade de acesso à gama possui uma bateria de íons de lítio em posição central com capacidade de 71,4 kWh e um único bloco frontal em posição transversal. Ele anuncia uma potência máxima de 204 cavalos de potência e 265 Nm de torque. Segundo dados oficiais, anuncia um alcance máximo de 436 quilômetros. O modelo de maior desempenho é o bZ4X com tração nas quatro rodas. Usando a mesma bateria, oferece dois motores elétricos, um em cada eixo, para gerar uma potência máxima de 218 cavalos de potência e 336 Nm de torque com uma autonomia estipulada de 411 quilômetros.
Quando se trata de recarga, a Toyota optou por sistemas de alta velocidade. Até 150 kW em corrente contínua e até 11 kW em corrente alternada. Levando em consideração essas capacidades, o Toyota bZ4X será capaz de recuperar de 0 a 80% da carga em apenas 30 minutos se a conexão for feita a um ponto de carregamento rápido de 150 kW. Espera-se que um carregador de bordo trifásico de corrente alternada de 11 kW seja introduzido ao longo de 2022.
Equipamento Toyota bZ4X
No momento, as informações transmitidas sobre equipamentos e tecnologias são um tanto primitivas, embora a forma que o interior apresentará tenha sido revelada. Uma cabine onde o material mais predominante será o plástico, embora, como sempre com a Toyota, a qualidade percebida esteja correta e a sensação de durabilidade seja muito maior do que a de outros modelos do mercado.
Como de costume na casa japonesa, a Toyota oferece vários níveis de equipamentos em pacotes muito fechados que dificilmente permitem opções de personalização. Os acabamentos são: Advance e Style Plus. As principais diferenças entre eles estão no equipamento básico, embora você também possa ver modificações estéticas, como o tamanho das rodas ou a carroceria em duas cores.
Em termos de equipamentos, o Toyota bZ4X se destaca com elementos de última geração, exibindo as referências tecnológicas de um carro elétrico. Sua lista de equipamentos inclui elementos como: faróis Full LED, instrumentação digital, sistema multimídia com grande tela sensível ao toque, conectividade para dispositivos móveis, bancos elétricos, navegação e extensos equipamentos de segurança baseados na tecnologia Toyota Safety Sense.
O Toyota bZ4X de acordo com o Euro NCAP
No final de 2022, o departamento de segurança do Euro NCAP testa a resistência do Toyota bZ4X, atribuindo-lhe as cinco estrelas de segurança, a pontuação mais alta possível. O SUV elétrico demonstra excelente desempenho nos testes, cujos resultados individuais são os seguintes: 88 em 100 em proteção de passageiros adultos, 87 em 100 em proteção de passageiros crianças, 79 em 100 em vulnerabilidade de pedestres e 91 em 100 em assistentes de direção.
Rivais do Toyota bZ4X
É difícil acreditar que a Toyota demorou tanto para entrar na mobilidade elétrica. Os japoneses têm sido fiéis aos seus princípios, embora isso os tenha levado a se encontrar em um mercado onde as unidades rivais são cada vez mais numerosas. Ao procurar inimigos diretos dos japoneses, devemos fazê-lo no segmento C-SUV generalista e elétrico. Entre eles estão unidades como: Nissan Ariya, Hyundai Ioniq 5, Ford Mustang Mach-e, MG Marvel R, Volkswagen ID.4 e Skoda Enyaq, entre outras. Todos eles são semelhantes em tamanho e desempenho, sendo o japonês um dos menores da categoria.
Destaques
- Trem de força elétrico
- Alternativa AWD
- Interior
Para melhorar
- Curto alcance
- Sem porta-malas dianteiro
- Recarregar energia
Preço Toyota bZ4X
A Toyota quer se posicionar como uma das líderes na indústria de carros elétricos e para isso precisa vender sua primeira unidade comercial a um preço competitivo. Na Espanha, o preço inicial do Toyota bZ4X é de 42.000 euros, sem ofertas ou planos para ajudar na compra de veículos elétricos. Essa quantidade está associada ao acabamento mais baixo da gama, o Advance, com a versão mecânica de um único motor e 204 cavalos de potência. O mais caro da família é o bZ4X Style Plus de motor duplo com uma tarifa mínima de 49.000 euros, sem ofertas ou promoções.
Caso o Toyota AYGO X seja lançado no Brasil, é provável que seu preço seja mais elevado, estimado entre 270 e 280 mil reais. Ele entrará em competição direta com modelos como o BMW iX3, o Volvo XC40 Recharge e o Peugeot e-2008, cada um oferecendo suas próprias vantagens.