Híbrido e ElétricoLançamentoToyota

Toyota bZ4X: Melhorias no carregamento e segurança chegarão em 2024

Toyota bZ4X se move graças a um trem de força elétrico que pode ser escolhido como monomotor de 204 cv ou bimotor de 218 cv

Toyota bZ4X é o primeiro modelo 100% elétrico da empresa japonesa. Chega, um pouco, atrasado à festa mas se a marca souber fazer o seu trabalho poderá ser um sucesso “relativo”. Não é que vá vender “como churros”, mas ainda pode dar-lhe um certo retorno ao nível da imagem comercial. Não surpreendentemente, estamos diante de um modelo que nasce sobre uma nova base de design, chamado e-TNGA, que deve servir para a nova família de carros elétricos planejada pela Toyota.

O fato é que o bZ4X chegou “com o pé errado” no mercado. Primeiro, teve um recall importante porque “certas unidades podem perder suas rodas”. O problema já foi resolvido, mas o que parecia mais difícil de resolver era o consumo de eletricidade e a potência de carregamento. Bem, agora a marca anuncia que para este ano de 2024 algumas novidades estão chegando para neutralizar esse “mas”. Tome nota porque parece muito interessante, não é?

O renovado Toyota bZ4X 2024 não recebe alterações estéticas…

Antes de falar sobre as novidades técnicas do renovado Toyota bZ4X, revisaremos sua estética. O resumo é rápido e simples, pois a marca considerou apropriado não incluir, por enquanto, nenhuma novidade em sua fisionomia. Assim, estamos diante de um dos SUVs compactos elétricos mais atraentes e originais. Especialmente porque ela usa um visual no mais puro estilo mangá com ótica rasgada e um quadril poderoso que pode ser visto na traseira ou nos arcos das rodas.

Quanto à sua técnica, para refrescar a memória, o bZ4X se move graças a um trem de força elétrico que pode ser escolhido como monomotor ou bimotor. No primeiro caso, a potência é de 204 cv e no segundo 218 cv que bebem de uma bateria química de íons de lítio com 71,4 kWh de capacidade de energia. No entanto, atingir o alcance de 411 quilômetros é muito difícil porque o bZ4X é muito sensível ao uso e seu carregamento, além disso, seu carregamento pode ser lento…

As melhorias se concentram na velocidade de carregamento e segurança…

Não é que o Toyota bZ4X ofereça uma potência de carregamento lento, pois pode ser de até 150 kW em corrente contínua. O problema é que passar de 80% por cento da carga para 100% requer mais tempo, tornando seu uso “mais lento”. A razão para isso é preservar a vida útil da bateria, mas combinada com um consumo médio de dados mais alto do que o necessário, próximo a 20 kWh, faz com que o bZ4X não seja o melhor para viagens.

E para resolver o problema, a Toyota anuncia que foram feitos ajustes técnicos no sistema de aquecimento da bateria para reduzir os tempos de carregamento. Especialmente em climas frios, usando uma fonte de alimentação de carregamento rápido DC. Para isso, eles incluíram um novo trocador de calor água-água e uma válvula de ajuste de aquecimento no circuito de aquecimento para ajudar a aumentar a temperatura da bateria principal.

Segundo a marca, com essa melhoria eles esperam que a velocidade de carregamento de 10% para 80% seja reduzida, principalmente em climas frios e até mesmo em uso abaixo de zero. Eles também indicam que incluíram um novo sistema de aquecimento radiante que passa por baixo da coluna de direção e do painel de instrumentos. Facilita o aquecimento do interior sem aumentar o consumo de energia. Desta forma, a autonomia da bateria principal é mantida.

Em segundo lugar, devemos citar uma melhoria na segurança. O bZ4X agora evita colisões traseiras usando radares de monitoramento de ponto cego para detectar quando há risco de colisão com um veículo que se aproxima por trás, ativando automaticamente as luzes de emergência traseiras para alertar o outro motorista. Por fim, vem uma chave digital compatível com iOS e Android que pode ser compartilhada com até cinco drivers.

Fonte – Toyota

Miguél

Sou um entusiasta de automóveis com uma paixão especial pela marca Toyota, reconhecida mundialmente por sua qualidade e inovação. No entanto, meu amor por carros vai além de uma única marca. Com uma vasta experiência em criação de conteúdo automotivo, escrevo sobre todas as marcas, trazendo análises detalhadas, comparativos e insights valiosos sobre os diversos modelos e tendências do mercado. Seja explorando a durabilidade de um Toyota, a potência de um muscle car americano ou a elegância de um modelo europeu, meu compromisso é oferecer conteúdo envolvente e informativo para todos os apaixonados por carros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo