Toyota Camry destaca-se por uma única versão, híbrida. Desenvolve uma potência máxima de 178 cavalos de potência e 221 Nm de torque
O Toyota Camry é um dos carros mais vendidos e populares da história. Embora não supere o sucesso do Toyota Corolla, pode-se dizer que este sedã vem se adaptando a cada uma das décadas em que viveu. Hoje é considerado um modelo raro no mercado espanhol, onde os sedãs sofrem com o impulso comercial dos SUVs mais modernos.
A história do Camry começa em 1982. Originalmente considerado um modelo de tamanho médio, sendo a versão sedã do Toyota Celica, o sedã cresceu ao longo dos anos e gerações. Nesses anos passou por vários nomes como Daihatsu Altis, Toyota Vista ou Hilden Apollo, entre outros. Embora atualmente seja considerado um produto global, o Camry dificilmente teve visibilidade no mercado europeu, onde seu lugar foi ocupado pelo Toyota Avensis.
Em 2019, os japoneses decidiram cessar a produção do Avensis, introduzindo oficialmente o Toyota Camry no velho continente pela primeira vez. Uma estratégia estranha e controversa considerando o declínio nas vendas do segmento D de sedãs. Em 2021 ocorre um pequeno restyling. Uma atualização comercial de meio ciclo que se concentra principalmente em mudanças estéticas e de equipamentos.
Características técnicas do Toyota Camry
Como todos os modelos de nova geração da Toyota, o Camry é baseado na nova plataforma TNGA do conglomerado japonês. Na verdade, é um aspecto específico dele chamado GA-K, que também é usado por outras unidades como o Lexus ES, a nova geração do Lexus NX e o gigantesco Toyota Highlander. Caracteriza-se pela sua tração dianteira e pela sua preparação específica para vários sistemas mecânicos.
O Toyota Camry é o maior sedã da empresa, entrando claramente no segmento D generalista, embora devido às suas cotas seja um dos maiores. Externamente atinge 4,88 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e 1,44 metros de altura. A estas medidas deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2,82 metros. Uma distância entre eixos que permite oferecer espaço interior para até cinco passageiros.
Três deles estão localizados em uma terceira fila de assentos de proporções generosas, mesmo os passageiros grandes poderão viajar confortavelmente. No que diz respeito à capacidade de carga, o Toyota Camry anuncia um volume de bagageira de pelo menos 524 litros. Essa quantidade pode chegar a mais de mil litros se a segunda fila de bancos for completamente rebatida na proporção de 60:40.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Camry
Se falamos de Toyota, temos que falar de híbridos e vice-versa. A marca japonesa posicionou-se como líder nesta tecnologia e está comprometida com ela em quase toda a sua gama. A gama mecânica do Camry destaca-se por uma única versão, híbrida, claro. Todas as unidades oferecidas são acompanhadas por uma transmissão automática CVT e um esquema de tração dianteira.
O conjunto é liderado por um motor a gasolina de quatro cilindros naturalmente aspirado com 2.487 centímetros cúbicos de cilindrada. Desenvolve uma potência máxima de 178 cavalos de potência a 5.700 rotações e 221 Nm de torque entre 3.600 e 5.200 rotações. Uma pequena bateria de níquel-hidreto metálico com capacidade de 1,59 mil kWh oferece uma autonomia elétrica de apenas dois quilômetros, graças a um motor elétrico de 120 cavalos de potência.
Equipamento Toyota Camry
Deve-se ter em mente que o Toyota Camry é um dos modelos de referência dentro da empresa. Isso significa que por dentro ele oferece uma qualidade superior a outros modelos como, por exemplo, o Toyota RAV4. Superfícies macias com um toque agradável que transmitem uma grande sensação de qualidade percebida aos ocupantes, reforçando assim o conforto de condução graças à sua mobilidade 100% elétrica.
Como de costume na casa, a gama de equipamentos é dividida em diferentes níveis, dois neste caso. Do menor ao maior equipamento, encontramos: Advance e Luxury. Embora existam diferenças de design entre os dois níveis, as discrepâncias gerais estão na seção de equipamentos. Além disso, há um acabamento Business projetado principalmente para frotas de empresas ou serviços de transporte.
Ao contrário dos modelos mais modernos, o Camry não se posiciona como um modelo de referência em termos de tecnologia. Seu compromisso é baseado no controle de custos, embora ofereça sistemas interessantes como: faróis de LED, entrada e partida sem chave, sistema multimídia com tela sensível ao toque de nove polegadas, carregador sem fio, controle climático, conectividade para dispositivos móveis e muito mais, incluindo o pacote de segurança Toyota Safety Sense como padrão.
O Toyota Camry em vídeo
O Toyota Camry do Km 0 e de segunda mão
Embora o Camry tenha uma longa história por trás dele, a falta de presença em nosso país faz com que os canais alternativos de vendas não apresentem muitas opções disponíveis. O estado atual das vendas de sedãs generalistas também não ajuda. Por tudo isso, quase não há unidades à venda, e nelas observamos que o valor de depreciação é um pouco superior ao de outros modelos da categoria, em torno de uma estimativa média de 26%.
Dado o baixo sucesso comercial, os revendedores não acumulam estoque nos armazéns, por isso é praticamente impossível encontrar modelos de 0 km disponíveis. A oferta de segunda mão ou segunda mão também não é muito prolífica. Apenas duas dezenas de unidades onde os preços partem de quantidades próximas de 1.500 euros para modelos 90 importados e de 25.500 euros para modelos de última geração. Todos eles sem o restyling aplicado em 2021.
Rivais do Toyota Camry
Pouco a pouco, o mercado está se livrando dos últimos sedãs generalistas restantes. Onde antes eram oferecidos vários modelos, hoje você pode contá-los nos dedos de uma mão. O Toyota Camry tem poucos rivais à vista, e todos eles se encontram no segmento D generalista, onde compete com inimigos conhecidos como: Volkswagen Passat, Skoda Superb, Mazda6, Renault Talisman, Opel Insignia ou Peugeot 508, entre outros. Eles são todos semelhantes em tamanho e conceito generalista, embora o japonês seja um dos maiores.
Preços Toyota Camry
Ao fixar os preços, deve ser tida em conta a consideração do Camry como produto global. Isso permite que ele ofereça um preço pedido mais acessível do que outras unidades semelhantes. Na Europa, o preço inicial do Toyota Camry é de 44.000 euros, sem ofertas ou promoções. Esse preço corresponde a um modelo com acabamento Advance. O mais caro de todos é o Camry Luxury, cujo preço inicial é de 48,342 euros, sem ofertas ou promoções. No Brasil ele pode ultrapassar os R$ 300 mil reais.