A nona geração do Toyota Camry não é cem por cento nova. Na verdade, ele usa a mesma plataforma que a Volkswagen também fez com o Passat.
O Toyota Camry acaba de entrar em sua nona geração. O atual, e oitavo, chegou ao mundo em 2017 sob o código de desenvolvimento interno XV70 e, para nossa surpresa, acabou sendo vendido na Europa e na Espanha. Mas seus rivais evoluíram nos últimos anos e, por esse e outros motivos, os gerentes da Toyota decidiram que ela precisava evoluir para manter sua liderança. Sim, porque todos os anos vende mais de 200 mil unidades em todo o mundo.
Recentemente, dissemos que o Camry tem uma lista de espera significativa na Austrália. Nos Estados Unidos também conta com uma grande legião de fiéis que sabem valorizar muito bem sua excelente relação preço-produto. Bem, agora com a nova geração resolve o principal problema de seu antecessor. Se você quer saber qual melhoria e se há a menor chance de que ela chegue, novamente, à Europa, continue lendo. A Toyota certamente jogará bem suas cartas…
O Toyota Camry de nona geração tem uma clara influência no mais recente Prius…
Na verdade, uma das principais desvantagens que o Camry recebeu foi sua estética um tanto anódina. É verdade que não foi o mais marcante ou o mais inovador, mas suas linhas simples e elegantes o aproximaram de muitos clientes. Mas esse classicismo é deixado para trás nesta nona geração, pois agora ostenta linhas um pouco mais agressivas. Se formos para a frente, o aspecto mais criticado, veremos que está próximo de sua linguagem de design àquela que o Prius já lançou meses atrás.
Agora temos uma ótica Full LED em forma de “C” mais macia e fina flanqueando uma grade que se torna um fino acabamento em plástico preto brilhante. Mais abaixo, o para-choque é mantido com uma grande entrada de ar na área inferior. Dependendo do acabamento escolhido, seu padrão interior e decoração variam, assim como todos os plásticos que vão nas extremidades. Na verdade, são entradas de ar para canalizar o fluxo para as rodas…
A vista lateral do novo Camry é a que recebe menos alterações. É aí que você pode dizer, perfeitamente, que não é uma nova parcela, mas uma atualização profunda da anterior. A linha do teto é a mesma e até mesmo as linhas básicas da carroceria permanecem inalteradas. Não é assim com as rodas de liga leve que podem ter até 20 polegadas. No entanto, há um detalhe diferencial, dependendo dos acabamentos pode ter um teto Midnight Black Metallic contrastante.
Finalmente, devemos rever sua linha de trás. Aqui também há mudanças como a ótica LED que ostenta um design mais moderno e atraente. Eles agora estão presos ao centro por meio de uma moldura que também integra o nome deste sedã. O para-choque também muda, assim como o fato de que na tampa do porta-malas pode ter um discreto spoiler preto. A paleta de cores também foi revisada com os novos Ocean Gem e Heavy Metal…
Dentro vem mais tecnologia, qualidade e conectividade…
O interior do Toyota Camry anterior também foi criticado. Não por causa de sua qualidade ou nível tecnológico, mas porque suas linhas e traços pareciam um modelo muito mais veterano. Bem, isso muda com o novo, embora pela metade. A marca está comprometida com um painel de instrumentos digital configurável de 7 polegadas que, nos níveis mais altos, é de 12,3 polegadas. Seus dados são completados com uma tela sensível ao toque central de 8 ou 12,3 polegadas, dependendo do acabamento.
A conectividade com Apple CarPlay e Android Auto é sem fio e também inclui um carregador sem fio. Além disso, os clientes mais exigentes poderão desfrutar de um sistema de som estéreo JBL com 9 alto-falantes. Tudo isso cercado por um design que sem ser cativante é muito mais atraente. Como o novo padrão do painel, o volante revisado com controles tradicionais ou os novos materiais que cobrem todo o interior.
Segundo a Toyota, existem diferentes estofados como SofTex, tecido em várias cores, couro preto ou vermelho com diferentes combinações e até microfibra Dinamica. Para melhorar o conforto dos passageiros, os engenheiros optaram por incluir vidro laminado acústico nas janelas dianteiras. Além disso, como opção, dependendo dos níveis de acabamento, pode incluir assentos recém-projetados com aquecimento e ventilação para melhorar o conforto.
A segurança do novo Camry também foi aprimorada com o sistema Safety Sense 3.0. Agora inclui um sistema de alerta de colisão que detecta pedestres e veículos, assistente de mudança de faixa, leitor de sinais de trânsito ou avisos de ponto cego ou alerta de tráfego cruzado traseiro. Os níveis mais altos incluem assistência de engarrafamento, alerta de tráfego cruzado dianteiro, aviso de saída de faixa ou assistente de estacionamento dianteiro e traseiro com frenagem automática.
Sua gama mecânica ainda é híbrida, embora por enquanto haja apenas dados dos EUA…
Como dissemos um pouco mais atrás, e há algum tempo, a nona geração do Toyota Camry não é cem por cento nova. Na verdade, ele usa a mesma plataforma que a Volkswagen também fez com o Passat. Nesse caso, a plataforma TNGA-K recebe uma torção para melhorar seus aspectos como suspensão ou novos amortecedores. Segundo a marca, sua nova configuração lhe confere uma capacidade dinâmica mais ágil e aprimorada.
Assim, a oferta mecânica, pelo menos nos EUA, não sofreu grandes alterações. Este é um trem híbrido que combina um motor de combustão de 2,5 litros com o sistema elétrico correspondente. O Camry com tração dianteira FWD tem dois motores elétricos e fornece 225 cv de potência. A versão com tração nas quatro rodas AWD adiciona um terceiro motor-gerador no eixo traseiro. Desta forma, o potencial final é aumentado para 232 cv.
Agora, o novo Camry adiciona uma nova bateria de íons de lítio, mas por enquanto a Toyota não indicou sua capacidade. Para o gerenciamento do trem de força, eles continuam a contar com a transmissão automática do tipo CVT que eles chamam de eCVT. Por fim, a marca não anuncia o volume de capacidade de inicialização ou habitabilidade, embora não deva haver alterações em nenhuma das seções. À medida que seu lançamento comercial se aproxima, descobriremos se há ou não alguma mudança…
Quando chegará à Europa? Está planejado?
Como pudemos aprender, a nona geração do Toyota Camry estará à venda na primavera de 2024. Mas a data tem um truque, pois é quando chegará às concessionárias nos EUA. Para a Europa, ainda não há dados, então não temos escolha a não ser esperar que a marca faça um movimento e nos diga algo. De qualquer forma, os argumentos para continuar a vendê-lo melhoraram graças à sua evolução… embora isso não seja decidido por nós …
Fonte – Toyota – Toyota EUA Facebook