Sob a carroceria do carro esportivo japonês esconde-se um BMW Z4 de última geração, desenvolve uma potência máxima de 258 cavalos de potência.
Embora todos associem a Toyota à gama híbrida eficiente, a realidade é que o fabricante japonês tem uma longa história de carros esportivos de alto desempenho com reconhecimento mundial. O Toyota GR Supra é atualmente a unidade de maior desempenho da casa. Um carro esportivo que recupera um dos nomes mais famosos e conhecidos do mundo.
A história do Supra começa no final dos anos 70. A primeira geração, chamada A40, chegou ao mercado local para enfrentar sua rival Nissan. Imediatamente se tornou um grande sucesso, começando a conquistar mercados estrangeiros como o americano. Apenas um punhado de unidades chegou à Europa, exportadas de forma limitada.
A partir de então, a história é bem conhecida. Atualmente o Supra, que foi rebatizado de Toyota GR Supra, chega à quinta de suas gerações. O último chegou em 2019 depois de quase 20 anos sem estar presente nos mercados. Apesar do nome, a última edição foi desenvolvida em estreita colaboração com a BMW, algo que nem todos gostaram.
Características técnicas do Toyota GR Supra
Uma das maiores controvérsias da atual geração do Toyota GR Supra baseia-se em sua estreita colaboração com a BMW. Na verdade, grande parte do desenvolvimento técnico foi realizado pelos alemães. Sob a carroceria esportiva do carro esportivo japonês esconde-se um BMW Z4 de última geração. Quase todos os componentes são originários da Alemanha, algo que não atendeu às expectativas dos fãs da marca.
Apesar do que possa parecer, as medidas do GR Supra são bastante compactas, de modo que o colocam no segmento de carros esportivos compactos. 4,38 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e 1,29 metros de altura. A estas dimensões deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2.47 metros, uma distância entre eixos muito curta que obriga uma cabine para um máximo de dois passageiros.
Estamos falando de um carro esportivo de dois lugares de alto desempenho. A capacidade de carga não é um valor de interesse especial neste caso, mas dizer que o Toyota GR Supra ostenta um pequeno porta-malas com apenas 290 litros. Para concluir com a seção técnica, digamos que seu peso mínimo sem carga seja de apenas 1.395 kg. Esse valor sobe para 1.570 kg para a versão Performance com o motor maior.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota GR Supra
Como um bom carro esportivo, o Toyota GR Supra oferece uma gama mecânica focada principalmente no desempenho e desempenho. Dispensa completamente unidades eletrificadas ou soluções a diesel. Toda a gama é baseada em motores a gasolina, originários da BMW. Os japoneses se concentraram em outros aspectos, como entrega de potência e ajuste específico para seus gostos.
A oferta começa com o GR Supra 2.0 Turbo. Possui um bloco a gasolina turbo de quatro cilindros com 1.998 centímetros cúbicos e duplo comando de válvulas no cabeçote. Desenvolve uma potência máxima de 258 cavalos de potência entre 5.000 e 6.500 rotações e um torque máximo de 400 Nm entre 1.550 e 4.400 rpm. Ele envia toda a potência para o eixo traseiro gerenciando uma transmissão automática com conversor de torque de oito velocidades.
A unidade mais potente da família é o chamado 3.0 Turbo. Nesse caso, o tamanho do motor cresce para seis cilindros em linha. Possui árvore de cames dupla e turbo com 2.998 centímetros cúbicos de cilindrada. Desenvolve uma potência máxima de 340 cv entre 5.000 e 6.500 rotações e um torque de 500 Nm entre 1.600 e 4.500 rotações do motor. O gerenciamento é derivado de uma transmissão automática com conversor de torque de oito velocidades ou uma transmissão manual de seis velocidades que envia potência para o eixo traseiro.
Toyota GR Supra Equipamentos
Embora externamente o Toyota GR Supra esconda muito bem sua origem alemã, a portas fechadas não pode negá-lo. Neste caso, estamos falando de um espaço muito semelhante ao oferecido pelo Z4. Isso nos deixa com uma cabine bem acabada, com materiais de toque agradável, superfícies macias e um ótimo trabalho em ajustes e acabamentos. A sensação de qualidade percebida é alta, assim como a durabilidade de todos os elementos dispostos.
Ao contrário do resto da gama da Toyota, o GR Supra apresenta as suas próprias linhas de acabamento, nomeadamente: Pure, Performance e Limited. Cada nível difere do anterior por oferecer diferentes equipamentos, acabamentos e potências. Eles também têm detalhes estéticos personalizados, embora, como de costume na casa japonesa, a oferta venha muito embalada sem grandes opções de alteração.
Em termos de equipamentos, o GR Supra oferece uma ampla gama de elementos e sistemas. Seu caráter esportivo não dispensa detalhes como: faróis de LED, entrada e partida sem chave, painel de instrumentos parcialmente digital, controle climático, conectividade com smartphone, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8.8 polegadas e muito mais. Também vale a pena notar um número notável de recursos de segurança e assistentes de direção.
O Toyota GR Supra em vídeo
O Toyota GR Supra do Km 0 e usado
Falar do Supra é falar de um dos carros esportivos japoneses mais icônicos da história. Sua fama é conhecida em todo o mundo. Todas as gerações adquirem grande valor pelo nome, embora neste último muitos o tenham deixado de lado devido à sua clara influência alemã. Apesar disso, os canais de vendas secundários apresentam um baixo valor de depreciação, mantendo alto o preço das unidades antigas.
Se olharmos para o mercado de usados e usados, vemos uma oferta muito limitada de unidades, ocupadas principalmente pela terceira das gerações, a única que chegou à Europa em geral, além da última. Nesse caso, os preços partem de valores próximos a 10.000 euros. O mercado do Km 0 é inexistente. As vendas da última geração não têm sido excelentes e, portanto, os revendedores não acumulam estoque devido à baixa demanda pelo produto.
Rivais do Toyota GR Supra
O segmento de carros esportivos coupé europeus não é o mais comercial de todos, mas é sem dúvida um dos mais desejados. A aparência de suas unidades, somada ao desempenho de sua mecânica, as tornam modelos com alto grau de desejabilidade. Os rivais do Toyota GR Supra não são muitos, mas os poucos que existem apresentam nomes e nomes clássicos conhecidos. Alguns dos adversários do japonês, além do Z4, são: Jaguar F-Type, Porsche 718 Cayman, Alpine A110, Audi TT, Lexus RC e Mercedes SLC. Entre eles, o GR Supra se destaca por seu estilo e nome.
Preços Toyota GR Supra
Na hora de finalizar a compra, o GR Supra oferece uma gama variada de preços dependendo da mecânica selecionada. Os preços do Toyota GR Supra começam nos 60.800 euros, sem ofertas ou promoções. Esse valor corresponde a um modelo Pure com mecânica 2.0 de 258 cavalos com transmissão automática. O mais caro da família é o GR Supra Limited com motor 3.0 Turbo de 340 cavalos de potência. Nesse caso, o preço começa nos 76.050 euros, sem ofertas ou promoções. No Brasil o GR Supra viria posicionado acima em termos de preço do GR Corolla, que hoje parte de R$ 416.990 na versão de entrada Core e R$ 461.990 na opção topo de linha Circuit.