Toyota GR86 desenvolve um total de 235 cavalos de potência a 7.000 rotações e um torque de 250 Nm a 3.500 rpm
A esportividade não é apenas desempenho e potência medidos, as sensações são uma das condições inerentes a um bom carro esportivo, independentemente da velocidade ou aceleração que apresente. O Toyota GR86 é um daqueles pequenos carros esportivos pelos quais você vai se apaixonar. Um conceito clássico do que deve ser um carro de sensações: motor dianteiro, transmissão manual e tração traseira. Pouco mais pode ser pedido.
A Toyota não é aquela marca que todo mundo pensa quando fala em esportividade, mas a realidade é que os japoneses sabem muito bem fazer carros apaixonados e de alto desempenho. Embora os conheçamos pelos seus híbridos, aos poucos a gama europeia está a ser alimentada por unidades que apresentam um excelente desempenho, como o Toyota GR Supra ou o Toyota GR Yaris.
A sigla GR significa a nova família esportiva da casa: Gazoo Racing. Estes são os encarregados de criar as unidades mais divertidas da Toyota. O GR86 nasceu em 2021 para substituir o fantástico Toyota GT 86. Tudo é novo, desde o design, com claras reminiscências de seu antecessor, até o interior e o motor. Um pequeno carro esportivo e muito divertido.
Características técnicas do Toyota GR86
Ao desenvolver o novo GR86, a Toyota teve que criar tudo do zero, embora o trabalho tenha sido realizado em partes iguais com seus colegas da Subaru, que lançaram o chamado irmão gêmeo, o Subaru BRZ, que não chegará à Europa. O desenvolvimento envolveu a fabricação de uma nova plataforma. Uma estrutura leve e resistente para lidar com as capacidades dinâmicas deste pequenino.
Ao contrário do Supra, o Toyota GR86 oferece dimensões muito baixas. É um pequeno carro esportivo que atinge 4,26 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,3 metros de altura. A estas dimensões deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2,57 metros. Uma distância entre eixos que permite oferecer um habitáculo para até quatro passageiros em uma configuração 2+2.
Os bancos traseiros não são utilizáveis, úteis apenas para adultos de baixa estatura ou melhor, crianças. Em termos de capacidade de carga, o pequeno carro esportivo japonês tem um porta-malas de 226 litros. Uma capacidade que oferece espaço para dois baús de viagem e muito mais. Em termos de peso, o GR86 anuncia um valor de 1.270 quilos na balança. Um peso muito baixo alcançado graças ao uso massivo de peças de alumínio, como o teto ou as asas dianteiras.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota GR86
As paixões que o GR86 desperta vêm do seu motor, da alma e do coração do carro. É curioso que, apesar da experiência da Toyota com híbridos, neste caso apenas um conjunto mecânico tradicional seja montado sem nenhum vestígio de sistemas elétricos. Essa unidade mecânica está associada a duas opções de mudança, uma manual e outra automática, que sempre enviará potência para o eixo traseiro.
O motor em questão é um bloco de quatro cilindros naturalmente aspirado em configuração boxer (cilindros voltados um para o outro), com 2.387 centímetros cúbicos de cilindrada. Desenvolve um total de 235 cavalos de potência a 7.000 rotações e um torque de 250 Nm a 3.500 rpm. A linha vermelha está localizada, neste caso, a 7.400 rotações. Esses números de desempenho cresceram em comparação com o modelo anterior, 35 cv e 45 Nm a mais, respectivamente.
Para a suspensão, a Toyota confiou o eixo dianteiro a um esquema McPherson, enquanto o eixo traseiro monta um paralelogramo deformável. Os números de desempenho nos mostram uma aceleração de 0 a 100 Km/h em 6,3 segundos e uma velocidade máxima de mais de 226 Km/h. Para transportar toda essa energia para o asfalto, o Toyota GR86 é equipado com pneus 215/40 R18 de série, uma polegada a mais do que no GT 86.
Equipamento Toyota GR86
A portas fechadas, o GR86 tem uma boa aparência e um claro foco esportivo. A pequena cabine transmite uma boa sensação, embora a qualidade de alguns materiais não seja excessiva. Uma concessão necessária para manter os preços relativamente baixos e, assim, tornar este carro esportivo um dos mais acessíveis para a maioria dos compradores.
Ao configurar o GR86, a Toyota Espanha optou pelo formato mais completo dos existentes, o acabamento RZ. Embora sua estética não seja muito personalizável, permite a instalação de pacotes adicionais focados na melhoria do desempenho. O Touring Pack, com um custo extra de 2.500 euros, e o pacote Track por um valor adicional de 4.100 euros. Possui elementos como pneus semi-slick, freios perfurados e pinças de quatro pistões.
Em termos de equipamentos, é óbvio que os novos tempos exigem uma carga de sistemas e tecnologia maior do que a que o GT 86 oferecia na época. Muitos elementos chamam a atenção, embora valha a pena destacar: faróis de LED, instrumentação digital, entrada e partida sem chave, climatização dual-zone, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, conectividade para dispositivos móveis e um equipamento de segurança completo, a tecnologia EyeSight desenvolvida pela Subaru.
Vídeo Toyota GR86
Rivais do Toyota GR86
As vendas de carros esportivos não são muito altas, e isso significa que poucas marcas estão lutando para entrar nesse campo que é tão apaixonado quanto não lucrativo. A lista de inimigos do Toyota GR86 é curta, seu maior rival é seu gêmeo, o Subaru BRZ que não chegará ao nosso mercado. O mais próximo é o Mazda MX-5, embora com um conceito roadster. A isso poderíamos adicionar modelos compactos de alto desempenho, como: Volkswagen Golf GTI, Cupra Leon, Hyundai i30 N, Renault Mégane RS, Ford Fiesta ST e até mesmo seu irmão de marca, o GR Yaris. Como já dissemos, não há rival claro para o japonês, algo que o torna ainda mais especial.
Preço Toyota GR86
Em termos de conceito e preço, não há nada como o pequeno carro esportivo japonês. O Toyota GR86 tem um preço inicial de 34.900 euros, sem ofertas ou promoções. Embora a produção não seja limitada, não se espera a chegada de muitas unidades em território europeu. O preço máximo é de 41.400 euros para modelos com o Circuit Pack complementar. Esses pacotes adicionais podem ser solicitados tanto na configuração do carro quanto após a entrega.