Toyota

Toyota GT86

Toyota GT86 vem com motor de quatro cilindros naturalmente aspirado que desenvolve 200 cavalos de potência

A Toyota não é apenas híbrida. A marca japonesa tem uma longa história de esportividade. Sua história inclui alguns nomes ilustres que fascinaram muitas gerações de amantes do automobilismo. O Toyota GT86 não é o mais extremo dos carros esportivos, mas é um dos mais apaixonados, pois se concentra diretamente nas sensações que transmite ao motorista, e não no desempenho em si.

O GT86 foi lançado no mercado em 2012, recebendo uma atualização em 2017. Seu nome varia de acordo com a área em que é comercializado. Dependendo do território, também é conhecido como Scion FR-S. A nomenclatura 86 vem do Corolla AE86 dos anos 80 que apresentava uma filosofia semelhante. O Toyota GT86 cessa a sua atividade em 2020, deixando o cargo vago durante dois anos até que o Toyota GR86 assuma o comando no final de 2021.

Características técnicas do Toyota GT86

O Toyota GT86 tem uma filosofia particular. Por um curto período de tempo, ele compartilha filosofia com o Toyota GR SupraSeu desenvolvimento foi compartilhado 50% com a Subaru. As duas empresas japonesas unem forças para desenvolver dois modelos geminados, o GT86 por parte da Toyota e o Subaru BRZ por outro lado. Ambos não são apenas idênticos em termos de desenvolvimento, mas também em termos de design, dificultando a distinção de ambas as unidades.

Tecnicamente, o GT86 emprega uma plataforma única e dedicada, desenvolvida especialmente para a ocasião. É um pequeno carro esportivo 2+2. Externamente atinge 4,24 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,28 metros de altura. A estas dimensões deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2,57 metros e um volume de porta-malas de 243 litros de capacidade única. Seu espaço interno é apertado, tornando-o muito desconfortável nos bancos traseiros.

Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota GT86

A esportividade não se expressa apenas nos formatos de desempenho mais extremos. Não é necessário que um carro contenha grandes doses de potência para ganhar o apelido de carro esportivo. Um dos principais fatores está no peso contido. OToyota GT86 tem um peso na balança de apenas 1.297 kg. Graças a isso, não requer um motor muito grande para dar excelentes sensações.

Quando a produção cessou, o pequeno modelo japonês oferecia apenas uma variante mecânica, chamada Sport. Consiste em um motor de quatro cilindros naturalmente aspirado com 1.998 centímetros cúbicos. Desenvolve 200 cavalos de potência a 7.000 rpm com torque máximo de 205 Nm entre 6.400 e 6.600 rpm. Acoplado ao bloco estava uma transmissão manual de seis marchas ou uma transmissão automática CVT.

Toda a potência vai para o eixo traseiro, oferecendo uma sobreviragem clássica que é muito divertida e facilmente controlável. Em termos de desempenho, o pequeno motor consegue bem o suficiente para oferecer uma velocidade máxima de 226 quilômetros por hora e aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 7,6 segundos. Dados ligeiramente inferiores para a variante com transmissão automática.

Equipamento Toyota GT86

Com uma abordagem mais apaixonante do que prática, o Toyota GT86 apresenta uma cabine com um equilíbrio correto entre tecnologia e esportividade. Vários elementos distribuídos por toda a cabine incluem elementos típicos de corrida, como o indicador do volante ou os bancos esportivos. A qualidade mostrada está correta e pode ser melhor em algumas áreas.

No final de sua vida útil, o GT86 culpa um sério problema de obsolescência em comparação com modelos mais modernos. Ao contrário do resto da gama da Toyota, não são oferecidos níveis de acabamento possíveis, entregando todo o conteúdo do acabamento Sport, o único oferecido. Graças a isso, o preço de venda é reduzido, mas as opções de personalização são drasticamente reduzidas.

Em termos de equipamento, o pequeno carro esportivo japonês não pode igualar em termos de modelos mais recentes. Destacam-se uma série de elementos clássicos, como os faróis de xenônio, o controle climático automático ou o sistema multimídia com tela sensível ao toque de seis polegadas que permite a conexão com telefones celulares via Bluetooth. No campo da segurança, qualquer assistente moderno é dispensado.

O Toyota GT86 em vídeo

O Toyota GT86 do Km 0 e usado

Apesar das paixões despertadas em seu rastro, o Toyota GT86 está longe de se posicionar como um dos modelos mais vendidos do mercado. Após oito anos à venda, as unidades disponíveis entre os clientes particulares são muito pequenas. Isso faz com que os mercados de vendas secundários quase não mostrem unidades à venda. Apesar disso, a fama adquirida lhe rendeu uma desvalorização menor do que a de modelos semelhantes.

Se dermos uma olhada no canal de segunda mão, vemos menos de 10 unidades à venda. Todos eles têm as mesmas características mecânicas, embora haja uma disparidade na idade do modelo, com claras diferenças de preço entre os modelos mais antigos e os mais novos. Os preços começam em torno de 19.000 euros para veículos de 2014 com mais de 120.000 quilômetros. Os mais caros rondam os 28.000 euros, oferecendo menos antiguidade e menos quilometragem.

Rivais do Toyota GT86

Embora existam muitos carros esportivos no mercado, a oferta comercial do segmento GT86 é muito limitada. Com o passar dos anos, e o endurecimento das medidas de emissões e poluição, muitos fabricantes deixaram o segmento. Com eles, alguns modelos como o Peugeot RCZ, rival mais direto dos japoneses, desapareceram. Hoje podemos estabelecer rivais como o Mazda MX-5 ou o Audi TT. Além deles, podemos adicionar veículos utilitários esportivos como o Toyota GR Yaris, o Hyundai i20 N ou o Ford Fiesta ST.

Preço Toyota GT86

Grande parte da popularidade adquirida pelo pequeno carro esportivo japonês ao longo de sua história particular se deve à sua excelente relação preço-produto. Um carro esportivo acessível. O Toyota GT86 tem um preço inicial de 34.490 euros, sem ofertas ou promoções. Preço relativo a um modelo com transmissão manual. O GT86 com transmissão automática tem um preço inicial de 36.490 euros, sem ofertas ou promoções.

Miguél

Sou um entusiasta de automóveis com uma paixão especial pela marca Toyota, reconhecida mundialmente por sua qualidade e inovação. No entanto, meu amor por carros vai além de uma única marca. Com uma vasta experiência em criação de conteúdo automotivo, escrevo sobre todas as marcas, trazendo análises detalhadas, comparativos e insights valiosos sobre os diversos modelos e tendências do mercado. Seja explorando a durabilidade de um Toyota, a potência de um muscle car americano ou a elegância de um modelo europeu, meu compromisso é oferecer conteúdo envolvente e informativo para todos os apaixonados por carros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo