Toyota GT86 vem com motor de quatro cilindros naturalmente aspirado que desenvolve 200 cavalos de potência
A Toyota não é apenas híbrida. A marca japonesa tem uma longa história de esportividade. Sua história inclui alguns nomes ilustres que fascinaram muitas gerações de amantes do automobilismo. O Toyota GT86 não é o mais extremo dos carros esportivos, mas é um dos mais apaixonados, pois se concentra diretamente nas sensações que transmite ao motorista, e não no desempenho em si.
O GT86 foi lançado no mercado em 2012, recebendo uma atualização em 2017. Seu nome varia de acordo com a área em que é comercializado. Dependendo do território, também é conhecido como Scion FR-S. A nomenclatura 86 vem do Corolla AE86 dos anos 80 que apresentava uma filosofia semelhante. O Toyota GT86 cessa a sua atividade em 2020, deixando o cargo vago durante dois anos até que o Toyota GR86 assuma o comando no final de 2021.
Características técnicas do Toyota GT86
O Toyota GT86 tem uma filosofia particular. Por um curto período de tempo, ele compartilha filosofia com o Toyota GR Supra. Seu desenvolvimento foi compartilhado 50% com a Subaru. As duas empresas japonesas unem forças para desenvolver dois modelos geminados, o GT86 por parte da Toyota e o Subaru BRZ por outro lado. Ambos não são apenas idênticos em termos de desenvolvimento, mas também em termos de design, dificultando a distinção de ambas as unidades.
Tecnicamente, o GT86 emprega uma plataforma única e dedicada, desenvolvida especialmente para a ocasião. É um pequeno carro esportivo 2+2. Externamente atinge 4,24 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,28 metros de altura. A estas dimensões deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2,57 metros e um volume de porta-malas de 243 litros de capacidade única. Seu espaço interno é apertado, tornando-o muito desconfortável nos bancos traseiros.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota GT86
A esportividade não se expressa apenas nos formatos de desempenho mais extremos. Não é necessário que um carro contenha grandes doses de potência para ganhar o apelido de carro esportivo. Um dos principais fatores está no peso contido. OToyota GT86 tem um peso na balança de apenas 1.297 kg. Graças a isso, não requer um motor muito grande para dar excelentes sensações.
Quando a produção cessou, o pequeno modelo japonês oferecia apenas uma variante mecânica, chamada Sport. Consiste em um motor de quatro cilindros naturalmente aspirado com 1.998 centímetros cúbicos. Desenvolve 200 cavalos de potência a 7.000 rpm com torque máximo de 205 Nm entre 6.400 e 6.600 rpm. Acoplado ao bloco estava uma transmissão manual de seis marchas ou uma transmissão automática CVT.
Toda a potência vai para o eixo traseiro, oferecendo uma sobreviragem clássica que é muito divertida e facilmente controlável. Em termos de desempenho, o pequeno motor consegue bem o suficiente para oferecer uma velocidade máxima de 226 quilômetros por hora e aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora em apenas 7,6 segundos. Dados ligeiramente inferiores para a variante com transmissão automática.
Equipamento Toyota GT86
Com uma abordagem mais apaixonante do que prática, o Toyota GT86 apresenta uma cabine com um equilíbrio correto entre tecnologia e esportividade. Vários elementos distribuídos por toda a cabine incluem elementos típicos de corrida, como o indicador do volante ou os bancos esportivos. A qualidade mostrada está correta e pode ser melhor em algumas áreas.
No final de sua vida útil, o GT86 culpa um sério problema de obsolescência em comparação com modelos mais modernos. Ao contrário do resto da gama da Toyota, não são oferecidos níveis de acabamento possíveis, entregando todo o conteúdo do acabamento Sport, o único oferecido. Graças a isso, o preço de venda é reduzido, mas as opções de personalização são drasticamente reduzidas.
Em termos de equipamento, o pequeno carro esportivo japonês não pode igualar em termos de modelos mais recentes. Destacam-se uma série de elementos clássicos, como os faróis de xenônio, o controle climático automático ou o sistema multimídia com tela sensível ao toque de seis polegadas que permite a conexão com telefones celulares via Bluetooth. No campo da segurança, qualquer assistente moderno é dispensado.
O Toyota GT86 em vídeo
O Toyota GT86 do Km 0 e usado
Apesar das paixões despertadas em seu rastro, o Toyota GT86 está longe de se posicionar como um dos modelos mais vendidos do mercado. Após oito anos à venda, as unidades disponíveis entre os clientes particulares são muito pequenas. Isso faz com que os mercados de vendas secundários quase não mostrem unidades à venda. Apesar disso, a fama adquirida lhe rendeu uma desvalorização menor do que a de modelos semelhantes.
Se dermos uma olhada no canal de segunda mão, vemos menos de 10 unidades à venda. Todos eles têm as mesmas características mecânicas, embora haja uma disparidade na idade do modelo, com claras diferenças de preço entre os modelos mais antigos e os mais novos. Os preços começam em torno de 19.000 euros para veículos de 2014 com mais de 120.000 quilômetros. Os mais caros rondam os 28.000 euros, oferecendo menos antiguidade e menos quilometragem.
Rivais do Toyota GT86
Embora existam muitos carros esportivos no mercado, a oferta comercial do segmento GT86 é muito limitada. Com o passar dos anos, e o endurecimento das medidas de emissões e poluição, muitos fabricantes deixaram o segmento. Com eles, alguns modelos como o Peugeot RCZ, rival mais direto dos japoneses, desapareceram. Hoje podemos estabelecer rivais como o Mazda MX-5 ou o Audi TT. Além deles, podemos adicionar veículos utilitários esportivos como o Toyota GR Yaris, o Hyundai i20 N ou o Ford Fiesta ST.
Preço Toyota GT86
Grande parte da popularidade adquirida pelo pequeno carro esportivo japonês ao longo de sua história particular se deve à sua excelente relação preço-produto. Um carro esportivo acessível. O Toyota GT86 tem um preço inicial de 34.490 euros, sem ofertas ou promoções. Preço relativo a um modelo com transmissão manual. O GT86 com transmissão automática tem um preço inicial de 36.490 euros, sem ofertas ou promoções.