Híbrido e ElétricoSUV e PicapeToyota

Toyota Highlander

Highlander desenvolve uma potência máxima de 248 cavalos de potência com um alcance 100% elétrico de aproximadamente dois quilômetros

A Toyota anunciou que quer fazer a maior parte de sua gama global. Embora a empresa japonesa já seja uma das maiores do setor, com presença em quase todos os países, até agora realizou uma política mais territorial. O Toyota Highlander é um bom exemplo disso. Um grande SUV que chega ao mercado europeu pela primeira vez em sua história.

No entanto, não estamos diante da primeira geração do Highlander, mas sim da quarta. Os três primeiros não pisaram em solo europeu devido a uma previsível falta de vendas. A primeira geração foi apresentada em 2000, no Salão Automóvel de Nova York. Um cenário idílico como o mercado americano é a principal demanda por esse tipo de veículo.

Na Europa, a demanda por SUVs cresceu tanto que quase tudo tem lugar. A quarta geração do Toyota Highlander chega para preencher a gama SUV da casa, ficando logo acima do resto das unidades; Toyota Yaris Cross, Toyota C-HR, Toyota RAV4 e Toyota Land Cruiser. No verão de 2023 recebe sua primeira atualização, focada principalmente no aprimoramento da tecnologia e novos detalhes estéticos.

Características técnicas do Toyota Highlander

Como já dissemos, a Highlander chega para ser a maior da casa, com exceção da Toyota Hilux. Sob sua carroceria elegante e musculosa, esconde-se a maior versão da plataforma modular da casa, apelidada de TNGA-K. Isso significa medidas consideráveis que certamente não deixarão ninguém indiferente quando passar.

Está posicionado no segmento E-SUV. A plataforma foi esticada ao extremo para atingir 4,97 metros de comprimento, 1,983 metros de largura e 1,75 metros de altura. A estas dimensões exteriores deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2,85 metros. Esta distância entre eixos permite homologar um espaço interior para um máximo de sete lugares distribuídos em três filas de bancos.

O último deles se desdobra a partir de um porta-malas de proporções generosas com um volume padrão de 579 litros. Com todas as linhas apresentadas, a capacidade de carga é limitada a 332 litros. Se rebaixarmos os dois bancos traseiros, o volume máximo chega a 1.909 litros. Apesar de sua forma, não estamos falando de um polivalente com capacidades especiais para o campo, pois apresenta uma distância ao solo de 20 centímetros.

Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Highlander

Como é costume na Toyota, quando se tratava de mecanizar o Highlander, havia apenas uma opção possível. Embora em outros países seja capaz de montar uma variedade de sistemas, na Europa possui apenas uma mecânica híbrida de alto desempenho. É um conjunto híbrido de quarta geração em sua versão mais poderosa. Algo lógico considerando as medidas e o peso do modelo.

O esquema é o usual na Toyota. O bloco principal é um bloco a gasolina chamado 2.5 Dynamic Force, o mesmo usado no Toyota Camry. É um motor de quatro cilindros naturalmente aspirado com 2.487 centímetros cúbicos de cilindrada. Além disso, existem dois blocos elétricos, um em cada eixo, que são alimentados por uma bateria de níquel-hidreto metálico localizada logo abaixo dos assentos da segunda fila de bancos.

No geral, o Highlander desenvolve uma potência máxima de 248 cavalos de potência com um alcance 100% elétrico de aproximadamente dois quilômetros. Obviamente, o gerenciamento mecânico é derivado de uma caixa de câmbio automática CVT, que é responsável por distribuir a parte externa do conjunto para as quatro rodas por meio de uma tração integral inteligente que pode enviar até 80% do torque para o eixo traseiro.

Equipamento Toyota Highlander

De dentro para fora, o Toyota Highlander mostra que está aqui para se posicionar como o modelo mais vanguardista e luxuoso da empresa, aprimorando suas características para o modelo 2023. Seu interior tem um excelente acabamento. Materiais macios com um toque agradável geram uma sensação de alta qualidade para todos os ocupantes. O único problema é a falta de opções de personalização, algo em que a Toyota não costuma atender às necessidades de seus clientes.

Os pacotes de equipamentos vêm muito fechados e sem grandes possibilidades de alteração. A gama de acabamentos do Highlander é estruturada da maneira usual na Toyota. Existem dois níveis: Advance e Luxury. Nesse caso, decidiu-se eliminar o acabamento de acesso atual, pois muita tecnologia é oferecida desde o nível mais baixo. Não só o equipamento muda, mas também alguns detalhes e elementos, tanto externos quanto internos, como as rodas personalizadas com tamanho de até 20 polegadas.

Em termos de equipamentos, o Highlander possui a maior variedade de sistemas da casa. Ele monta absolutamente tudo, e ainda apresenta tecnologias que mais tarde serão utilizadas pelos demais modelos. Os destaques incluem elementos como: faróis de matriz de LED, Head-Up Display, painel de instrumentos digital personalizável, sistema multimídia com tela de 12,3 polegadas, teto solar, conectividade sem fio para smartphones e muito mais. Além disso, devemos adicionar os equipamentos de segurança mais extensos da casa, a última geração do Toyota Safety Sense.

O Toyota Highlander em vídeo

Rivais do Toyota Highlander

Quando se fala do mercado de grandes SUVs, deve-se reconhecer que não são os modelos mais vendidos, mas é claro que existem opções alternativas às apresentadas pela Toyota. O grande problema para o japonês é que ele chega tarde em um mercado com o qual seus rivais mais próximos já lidam há muito tempo. Destacam-se figuras como: Volkswagen TouaregLexus RXVolvo XC90 e Audi Q7, entre outras. Se levarmos em conta essas unidades, o japonês se posiciona como o mais barato e o único a oferecer exclusivamente mecânica híbrida. Claro, seus maiores inimigos são modelos generalistas como o Ssangyong RextonJeep Grand Cherokee e Ford Edge.

Preços Toyota Highlander

Sendo um dos maiores modelos da casa, o Highlander está no pódio dos mais caros da empresa japonesa. O preço inicial do Toyota Highlander é de 54.000 euros, sem ofertas ou promoções adicionais (Preço relacionado ao modelo anterior à atualização de 2023). Esse valor corresponde a um modelo Hybrid 250H 4×4 com acabamento Advance. O modelo mais caro é o Highlander com acabamento Luxury e o mesmo bloco Hybrid 250H com tração nas quatro rodas. Sua conta mínima é de 64.502 euros.

Miguél

Sou um entusiasta de automóveis com uma paixão especial pela marca Toyota, reconhecida mundialmente por sua qualidade e inovação. No entanto, meu amor por carros vai além de uma única marca. Com uma vasta experiência em criação de conteúdo automotivo, escrevo sobre todas as marcas, trazendo análises detalhadas, comparativos e insights valiosos sobre os diversos modelos e tendências do mercado. Seja explorando a durabilidade de um Toyota, a potência de um muscle car americano ou a elegância de um modelo europeu, meu compromisso é oferecer conteúdo envolvente e informativo para todos os apaixonados por carros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo