A primeira geração da Hilux surgiu como a variante industrial de um carro de passageiros Toyota convencional
Um em cada quatro veículos vendidos no mundo é uma pick-up. Embora não sejam os veículos mais aconselháveis no dia-a-dia das cidades europeias, são necessários no mundo como uma ferramenta de trabalho funcional, fiável e versátil. Se falamos de picapes, a Toyota Hilux é o modelo mais reconhecido e mais vendido do mundo, com uma história que se estende por várias décadas.
Para datar as origens desta pick-up, devemos voltar a 1968. A primeira geração da Hilux surgiu como a variante industrial de um carro de passageiros Toyota convencional. Sua capacidade de carga e versatilidade marcaram o caminho a seguir e, em edições consecutivas, o modelo se afastou do solo enquanto ganhava capacidades off-road.
A Toyota Hilux está atualmente em sua oitava geração. O último deles foi apresentado à sociedade em 2015, embora a Europa tenha começado a apreciá-lo um pouco mais tarde. Em meados de 2020, é lançada uma atualização, um restyling comercial que inclui uma imagem mais poderosa, além de mais equipamentos e mecânica mais eficiente e econômica.
Características técnicas da Toyota Hilux
Sob a carroceria musculosa e grande da Hilux esconde-se um chassi tradicional de pick-up e veículo off-road. É uma plataforma de longarinas e travessas com suspensão traseira de mola de lâmina especialmente projetada para suportar grandes cargas, grande capacidade off-road e alta versatilidade da carroceria.
Atualmente a Toyota Hilux é vendida em três formatos possíveis: Cabine Simples, Cabine Extra e Cabine Dupla. Cada um deles varia na capacidade de carga da caixa e no número de ocupantes que pode acomodar. Com uma distância entre eixos de 3,08 metros, o comprimento nos leva até 5,34 metros por 1,85 metros de largura e 1,81 metros de altura.
A capacidade de carga da caixa permite até 1.040 kg de carga. Dependendo da cabine, pode acomodar entre dois e cinco passageiros e, em termos de dimensões off-road, oferece 27 graus de ângulo de entrada, 27 graus de ângulo de saída e 23 graus de ângulo ventral com profundidade de vadear de até 70 centímetros com altura livre de 29,3 centímetros.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Hilux
Uma das mudanças mais notáveis para a edição de 2021 é a mudança no motor principal. A Toyota teve que se ajustar aos novos e mais rígidos regulamentos europeus de emissões e, para isso, substituiu o bloco antigo por um mais moderno com certificação energética de última geração. A oferta mecânica é limitada, duas unidades, ambas diesel de média potência. No final de 2023, é apresentada uma unidade diesel MHEV que consegue homologar a etiqueta ECO da DGT.
A gama começa com o bloco de quatro cilindros turbo de 2,4 litros. Disponível em todos os estilos de carroceria, este trem de força oferece 150 cavalos de potência e 400 Nm de torque. Está sempre associado a uma caixa manual de seis velocidades e a um esquema de tração integral permanente com caixa de redução. Seu consumo estimado está entre 9,5 e 9,7 litros por 100 quilômetros percorridos.
Em seu formato de maior desempenho, a Toyota Hilux é equipada com um bloco de quatro cilindros turboalimentado com 2.755 centímetros cúbicos de cilindrada. Desenvolve 204 cavalos de potência e 500 Nm de torque máximo. Sempre equipada com um sistema de tração integral com redutora, esta versão pode ser equipada com uma transmissão manual de seis velocidades ou uma transmissão automática com conversor de binário com seis relações.
Equipamento Toyota Hilux
Seguindo as regras básicas de qualquer bom restyling, a atualização de 2021 introduziu uma série de mudanças no nível do equipamento. Uma melhoria na tecnologia que torna a Toyota Hilux mais recreativa do que industrial. Em termos de qualidade, oferece uma sensação correta com elementos pensados principalmente para durar, embora nos acabamentos superiores ofereça detalhes como estofos em couro que elevam a sensação de conforto.
Como de costume, a gama de equipamentos é dividida em diferentes níveis. Do equipamento mais baixo ao mais alto, encontramos: GX, GX Plus, VX, VXL e GR Sport. Os acabamentos inferiores estão disponíveis apenas para carrocerias de caixa única e cabine extra. Os níveis mais completos são oferecidos exclusivamente para a versão cabine dupla. Não só é entregue mais equipamento, mas também um estilo ligeiramente diferente dependendo do acabamento, podendo optar por um formato ligeiramente mais esportivo no acabamento GR Sport.
No que diz respeito à tecnologia, a Toyota Hilux oferece sistemas semelhantes aos de qualquer carro de passeio da casa. Destacam-se elementos como faróis de LED, entrada e partida sem chave, câmera de estacionamento traseira, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, conectividade para dispositivos móveis e um conjunto correto de elementos de assistência à condução.
A Toyota Hilux de acordo com o Euro NCAP
A Toyota Hilux obteve uma pontuação de 3 estrelas em 5 nos testes de segurança do carro europeu, Euro NCAP. Essa pontuação é baseada no nível de acabamento mais básico, enquanto com o acabamento mais completo, alcançou a pontuação máxima, 5 em 5. Em termos de segurança por trechos, a Hilux básica obteve 85% e 82% em termos de proteção para ocupantes adultos e crianças, respectivamente, enquanto a segurança para pedestres foi de 73%. Por outro lado, os sistemas de segurança do carro alcançaram 25%, um número baixo nos testes. Essas avaliações ainda estão em vigor no ano modelo 2021, pois não houve alteração na estrutura do veículo.
A Toyota Hilux do Km 0 e de segunda mão
Quando procuramos uma picape confiável, a Toyota Hilux é a primeira que vem à mente. Após oito gerações e quase cinco décadas de vida, o modelo japonês ganhou uma merecida reputação de durabilidade e capacidade. É um dos veículos mais vendidos do mundo, o que significa que a oferta de veículos disponíveis em canais de venda alternativos é variada. Nelas observamos um percentual de depreciação muito baixo, aproximadamente 20,5%. Uma das melhores figuras da categoria.
Se olharmos para o mercado de usados, vemos que a oferta é variada em versões e carrocerias. Os modelos mais baratos fixam os seus preços em quantidades próximas dos 4.000 euros para as versões dos anos 90 com até 500.000 quilómetros percorridos. Unidades mais recentes aumentam os preços para cerca de 10.000 euros. O canal Km 0 é nulo por vários motivos. A principal delas é que estamos em um momento de mudança geracional, esperando que os concessionários acumulem estoque de unidades da edição de 2021.
Rivais da Toyota Hilux
Embora não seja o segmento mais popular do mercado, o nicho de pick-up cresceu consideravelmente nos últimos anos no mercado europeu. Vários fabricantes viram a oportunidade de criar seus modelos, tomando a Toyota Hilux como referência. Isso nos deixa com o fato de que o modelo japonês tem uma longa lista de inimigos naturais diante dele, todos eles semelhantes em conceito, capacidades e preço. Alguns desses rivais são: Mitsubishi L200, Volkswagen Amarok, Ford Ranger, Nissan Navara e Isuzu D-MAX, entre outros.
Preços Toyota Hilux
Quando se trata de fazer o check-out, você deve levar em consideração os vários corpos desta picape versátil. O preço inicial da Toyota Hilux é de 27.926 euros (IVA não incluído) para a unidade de carroceria única com acabamento GX. O modelo de cabine dupla com acabamento GX é oferecido a partir de 29.672 euros (IVA não incluído). A versão mais cara de todas, a Hilux GR Sport com motor 2.8D de 204 cavalos de potência e caixa automática é oferecida a partir de 49,173 euros (IVA não incluído). No Brasil os preços da nova Hilux vão de R$ 306.990 na versão SRX topo de linha, passando por R$ 273.990 (SRV), R$ 257.490 (SR), R$ 230.590 (DC/C STD), R$ 215.490 (S/C STD) e R$ 208.090 (C/C).