Ao contrário da grande maioria dos veículos Toyota, a conhecida pick-up japonesa adota uma rede elétrica de 48V.
A Toyota Hilux é uma das melhores ferramentas de trabalho com rodas, uma das pick-ups mais amadas e exigidas pelo público em todo o mundo. Foi lançado pela primeira vez em 1968 no Japão e não decepcionou desde então, demonstrando ótimo desempenho, robustez e capacidades off-road.
Este tipo de veículo está na mira dos regulamentos antipoluição, pois logicamente não são os carros mais eficientes e limpos do mercado. Além disso, nem sempre é usado como veículo profissional, mas também há muitos clientes que o compram principalmente para lazer. É por isso que a marca japonesa apresentou a Toyota Hilux Hybrid 48V, que chegará às concessionárias em meados de 2024.
Toyota Hilux Hybrid 48V, o que muda em seu motor
A principal novidade da Toyota Hilux 2024 é que ela adiciona um sistema de micro-hibridização de 48 volts. O motor permanece o mesmo, um turbodiesel de 2.8 litros com injeção direta common rail e 16 válvulas que entrega uma potência de 204 cv a 3.400 rpm e um torque de 500 Nm entre 1.600 e 2.800 rpm. Sim, será a primeira Hilux com o rótulo DGT Eco.
Ao contrário da grande maioria dos veículos Toyota, a conhecida pick-up japonesa adota uma rede elétrica de 48V. Em outras palavras, não é um híbrido convencional, mas um híbrido leve.
A parte elétrica consiste em um motor gerador compacto, alimentado por uma pequena bateria de 48 volts que é instalada sob os bancos traseiros, pesando 7,6 quilos. Esta bateria é recarregada durante a desaceleração; enquanto o motor elétrico é capaz de enviar 16 cv e 65 Nm para melhorar a aceleração e a eficiência.
As vantagens da micro-hibridização para a Toyota Hilux 2024
As principais vantagens que este sistema de 48 volts traz para a Toyota Hilux são:
- Rótulo ecológico em Espanha
- Aceleração mais linear e vigorosa
- Sistema Stop-Start aprimorado, com períodos de parada mais longos
- Arranque mais rápido e suave
- Até 5% de economia de combustível
- Melhor resposta em terrenos difíceis
- Marcha lenta mais baixa (720 a 600 rpm)
Dimensões e capacidades de carga da Toyota Hilux 2024
A Toyota Hilux Hybrid 48V tem uma distância total de 5.325 mm, 1.900 de largura e 1.815 de altura. O comprimento da plataforma de carga é de 1.525 mm. Por sua vez, a capacidade de reboque chega a 3.500 quilos, podendo carregar uma tonelada de peso em sua caixa.
Da mesma forma, mantém a estrutura da escada, bem como a suspensão traseira de molas de lâmina e o amortecedor duplo. Este esquema não é o mais confortável para o uso do veículo no asfalto, seja na estrada ou na cidade, mas confere altas capacidades no campo, mesmo quando está muito carregado.
Em relação às dimensões, continua a ser uma das referências entre as pick-ups, com distância ao solo de 310 mm, e ângulos de entrada e saída de 29 e 26 graus que lhe permitem superar obstáculos e áreas acidentadas com muitas garantias. A capacidade de vadear é de 70 centímetros.
Modos de condução, segurança e assistentes
Como estão na ordem do dia, a Toyota Hilux 2024 não poderia faltar nos modos de condução. O Multi-Terrain Select melhora o desempenho do veículo dependendo das condições. Existe um modo automático e então o motorista pode escolher entre as cinco opções específicas, que são terra, areia, lama, neve e rocha.
Em cada um desses modos específicos temos uma calibração específica da resposta do motor, bem como da eletrônica através do controle de tração. Desta forma, a potência e o deslizamento das rodas são regulados, melhorando a capacidade de avanço do veículo.
Por outro lado, no que diz respeito à segurança ativa e aos assistentes de direção, a Hilux melhorou a frenagem de emergência, o aviso de saída de faixa, o controle de cruzeiro adaptativo e os faróis altos adaptativos.
Fonte – Toyota