Toyota Land Cruiser tornou-se um dos grandes ícones do mundo automobilístico, acumulando mais de seis milhões e meio de unidades vendidas em todo o mundo.
O Toyota Land Cruiser é um dos modelos mais antigos e conhecidos do mundo automobilístico. Um verdadeiro 4×4 que existe desde 1951, e cuja origem, como a de muitos SUVs, pode ser encontrada no mundo militar. A primeira geração do Land Cruiser nasceu como um modelo destinado à força militar japonesa, embora não tenha sido até 1954 quando lhe foi atribuído o nome já reconhecido, tornando-se um modelo comercial civil.
Durante os primeiros anos, o Land Cruiser concentrou seu marketing exclusivamente no Japão. No final da década de 50 iniciou sua jornada no exterior, sendo a Austrália o primeiro país a recebê-la. Nos últimos anos, as gerações e territórios explorados pelo Land Cruiser se sucedem, incluindo, é claro, a Europa. Hoje são cinco gerações que chegaram ao mercado.
O último deles foi introduzido no mercado no final de 2017, já como modelo 2018. Como tem sido habitual nas últimas edições, são propostas duas carrocerias, uma curta com três portas e outra longa com cinco. Ao longo de suas mais de seis décadas de existência, o Toyota Land Cruiser tornou-se um dos grandes ícones do mundo automobilístico, acumulando mais de seis milhões e meio de unidades vendidas em todo o mundo.
Características técnicas do Toyota Land Cruiser
Apesar de ser um modelo moderno, sob a poderosa carroceria do Land Cruiser esconde-se um chassi da velha escola. É uma arquitetura de longarinas e travessas incomparável para suportar o tratamento extremo que se espera de um veículo com essas características. Esta plataforma é exclusiva do modelo, portanto, nenhum outro modelo da Toyota a utiliza, nem mesmo a Toyota Hilux.
Como temos dois corpos diferentes, temos duas dimensões diferentes. O Land Cruiser curto atinge 4,39 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e 1,83 metros de altura para uma distância entre eixos de 2,45 metros. Tem capacidade para cinco passageiros e um volume mínimo de bagageira de 381 litros. Possui excelentes dimensões off-road: 31 graus de ângulo de entrada, 26 graus de ângulo de saída e 22 graus de ângulo ventral. Devemos adicionar uma altura livre de 20,5 centímetros e uma altura de vadear de 70 centímetros.
Por sua vez, o longo Land Cruiser tem cinco portas, capacidade máxima para sete passageiros como opção e um volume mínimo de bagageira de 621 litros, 553 litros para a versão de dois lugares. Suas dimensões são: 4,84 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e 1,84 metros de altura para uma distância entre eixos de 2,79 metros. Suas dimensões off-road são exatamente as mesmas, exceto por um ângulo de saída de 25 graus.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Land Cruiser
Pode-se dizer que o Toyota Land Cruiser é um modelo de outra época. Embora os regulamentos de emissões estejam se tornando mais rígidos na Europa, estamos falando de um veículo global. Suas capacidades off-road exigem um desempenho muito exigente que não está de forma alguma associado aos atuais sistemas de hibridização da Toyota.
Independentemente da carroceria selecionada, o Land Cruiser está sempre equipado com o mesmo trem de força. Um esquema caracterizado por tração integral permanente com bloqueio do diferencial, suspensão de altura variável e redutora. Ele usa um motor diesel turboalimentado de quatro cilindros em linha com 2.755 centímetros cúbicos de cilindrada. Desenvolve 204 cavalos de potência e 420 Nm de torque entre 1.400 e 3.400 rotações.
Acoplado ao motor podemos montar uma caixa manual de seis velocidades ou, opcionalmente, uma transmissão automática com conversor de torque com seis relações. Apesar de ser um motor de última geração, sua configuração o condena a valores de consumo muito altos, entre 9.1 e 9.3 litros por 100 quilômetros percorridos. É certificado com o rótulo DGT C.
Toyota Land Cruiser Equipamento
A portas fechadas, o Toyota Land Cruiser vem ganhando qualidades e confortos ao longo dos anos. Apesar de ser destinado a um uso duro e nada confortável, apresenta bons materiais e se encaixa com uma excelente sensação de durabilidade. É fácil ver modelos antigos circulando sem problemas. O espaço interior também é ideal, embora os dois assentos adicionais no porta-malas sejam um pouco estreitos para passageiros adultos.
Como de costume na empresa japonesa, a gama de equipamentos está estruturada em diferentes etapas: GX, VX, VXL e LIMITED, esta última destinada exclusivamente à carroceria longa de cinco portas. Em cada nível, o Land Cruiser aumenta qualidades, equipamentos e também altera seu design, passando de um estilo mais rústico ou industrial para um mais refinado para um uso mais comum e familiar.
O problema com seu conceito e sua antiguidade está na falta de equipamentos de última geração. Apesar disso, alguns elementos devem ser destacados como: estofamento em couro, entrada e partida sem chave, teto solar, climatização de três zonas, bancos dianteiros elétricos e aquecidos, câmera de estacionamento, sistema multimídia com tela de 8 polegadas, conectividade para dispositivos móveis e um amplo catálogo de assistentes de direção e segurança.
O Toyota Land Cruiser em vídeo
O Toyota Land Cruiser do Km 0 e usado
Ao procurar modelos off-road reais, existem poucas alternativas melhores do que um Land Cruiser. Sua fama internacional e suas grandes habilidades o ajudaram a ganhar atratividade. No entanto, os altos preços das novas unidades forçam muitos compradores a procurar canais de vendas secundários. Tamanha é a sua popularidade que possui um dos menores percentuais de depreciação de sua categoria, mantendo assim os preços elevados.
Além do ano de fabricação e geração, outros fatores afetam o preço de venda como condição, quilometragem e carroceria, sendo os mais determinantes. No mercado de segunda mão e segunda mão, vemos como os preços começam a partir de 6.000 euros para os modelos da série 90 (1998-2007). No canal Km 0 também existem alternativas possíveis. Modelos de última geração com preços iniciais próximos de 40.000 euros no melhor dos casos.
Rivais do Toyota Land Cruiser
Não existem muitos modelos no mercado capazes de igualar as capacidades do Toyota Land Cruiser. Embora existam modelos que possuem uma linha semelhante, como o Toyota Highlander, eles não se enquadram na categoria de verdadeiro 4×4. Os rivais mais próximos dos japoneses são: Jeep Wrangler, Mercedes G-Class, Jeep Grand Cherokee, Land Rover Discovery, Mitsubishi Montero, Ssangyong Rexton e Volkswagen Touareg. Entre eles, o Toyota se destaca por sua fama e sua altíssima durabilidade.
Preços do Toyota Land Cruiser
Se levarmos em conta tudo o que foi dito até agora, não devemos pensar no Land Cruiser como um modelo particularmente barato, embora não tão caro quanto você pode imaginar. O preço inicial do Toyota Land Cruiser é de 56.400 euros, sem ofertas ou promoções. Esse valor corresponde a uma unidade de carroceria curta com acabamento GX e transmissão manual. O modelo mais caro de todos é o Land Cruiser automático de cinco portas com acabamento LIMITED, o seu preço inicial é de 84.200 euros, sem ofertas ou promoções.