As primeiras entregas do Toyota Land Cruiser 2024 serão em setembro e corresponderão à Primeira Edição, enquanto no mês seguinte chegarão as unidades com acabamento VX
O novo Toyota Land Cruiser está muito perto de chegar às nossas ruas. Ainda não conseguimos testá-lo, mas fizemos um primeiro contato estático com ele, vendo-o por fora e montando por dentro, podendo extrair algumas primeiras impressões simples.
Lembramos que é um dos SUVs puros mais notáveis do mundo, estando à venda há mais de 70 anos. Desde 2000, 72.500 unidades foram vendidas na Espanha, que por sinal também é o país onde mais Land Cruisers são vendidos na Europa. Dito isso, como é o novo Toyota Land Cruiser 250?
O Toyota Land Cruiser foi projetado para ser inquebrável e com estilo neo-retrô
A marca japonesa deu uma importante mudança estética ao seu off-road. Agora tem um design que poderíamos considerar neo-retro, mantendo as formas robustas e linhas retas que caracterizam o modelo, mas combinando-o com uma infinidade de detalhes atuais, como iluminação full LED ou um sistema multimídia interno que nada tem a ver com o modelo de saída.
A propósito, as dimensões externas do novo Toyota Land Cruiser são 4,92 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e 1,92 metros de altura (sem barras de teto). A Toyota Espanha decidiu não instalar barras longitudinais como padrão para evitar problemas no acesso a determinados estacionamentos, mas elas estão disponíveis opcionalmente. A distância entre eixos é de 2,85 metros, ou seja, 6 centímetros a mais que o modelo anterior.
A marca japonesa deu uma importante mudança estética ao seu off-road. Agora tem um design que poderíamos considerar neo-retro, mantendo as formas robustas e linhas retas que caracterizam o modelo, mas combinando-o com uma infinidade de detalhes atuais, como iluminação full LED ou um sistema multimídia interno que nada tem a ver com o modelo de saída.
A propósito, as dimensões externas do novo Toyota Land Cruiser são 4,92 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e 1,92 metros de altura (sem barras de teto). A Toyota Espanha decidiu não instalar barras longitudinais como padrão para evitar problemas no acesso a determinados estacionamentos, mas elas estão disponíveis opcionalmente. A distância entre eixos é de 2,85 metros, ou seja, 6 centímetros a mais que o modelo anterior.
Como detalhe, não haverá carroceria curta de três portas.
No mais importante, que é na arquitetura, eles não arriscaram o menor. O objetivo é manter a máxima confiabilidade de cada componente do veículo, bem como as melhores capacidades off-road possíveis, oferecendo uma condução agradável no asfalto.
Chassi de escada e um motor diesel robusto
É por isso que ainda é usado um chassi de escada, cuja plataforma é conhecida como TNGA-F. Além disso, a rigidez do chassi e da carroceria também foi reforçada em 30% graças a mais pontos de soldagem e uma maior quantidade de adesivos estruturais.
Se falamos do motor, o 2.8 turbodiesel de quatro cilindros desenvolve 204 cv e 500 Nm de torque, além de ser compatível com biodiesel. Em 2025 chegará a variante micro-híbrida deste motor, pelo que a partir desse momento poderá receber o rótulo ambiental DGT Eco.
A caixa de engrenagens é do tipo conversor, agora contando com 8 relações predefinidas. O primeiro foi encurtado em 12%, enquanto ter mais relações permite que o motor seja melhor aproveitado em qualquer situação, pois o salto de rotação é menor entre cada marcha. E não, não haverá versões com câmbio manual.
Ele usa diferenciais central e traseiro, ambos com travas.
Direção elétrica, boa qualidade e tecnologia para facilitar ainda mais as tarefas 4×4
Por outro lado, há mudanças na direção hidráulica, que passa de hidráulica para elétrica. A Toyota informou que agora eles viram que a direção elétrica pode suportar perfeitamente o tratamento mais exigente em qualquer circunstância, condição e temperatura, sendo esta a principal razão pela qual eles deram o passo. Além disso, graças a isso, eles podem contar com assistentes de direção mais completos e eficazes.
Se falamos do interior, ele muda consideravelmente em relação ao anterior. Dá a impressão de melhorar o espaço para os ocupantes, ao mesmo tempo que eleva o nível de qualidade de construção, mas ainda assim parece uma cabine robusta, daquelas que podem suportar as piores condições de uso, lama, frio, umidade ou temperaturas mais altas.
Na área do console central encontramos o seletor Multiterrain, que por sinal agora adiciona um modo automático, o seletor de marchas, o travamento dos diferenciais central e traseiro, a desconexão da barra estabilizadora dianteira no caso das unidades First Edition (o resto não traz para a Espanha) e, claro, a transição de relações normais para redutivas. Há também um botão para ativar ou desativar o controle de subida, o Dac Crawl.
Tudo tem um preço, e o Toyota Land Cruiser está se tornando cada vez menos acessível
A Toyota abriu as pré-encomendas para a Primeira Edição em dezembro, com um total de 250 unidades com duração de apenas 7 horas disponíveis. Os pedidos já estão abertos para as 250 unidades da Primeira Edição e do nível de acabamento VX. Em julho, as variantes 2025 com o rótulo Eco e em qualquer um dos três acabamentos, que são GX, VX e VXL, podem ser encomendadas.
As primeiras unidades serão obrigatórias de 7 lugares, com as unidades de 5 lugares homologadas em 2025.
As primeiras entregas serão em setembro e corresponderão à Primeira Edição, enquanto no mês seguinte chegarão as unidades com acabamento VX. O restante da linha começará a chegar aos clientes no primeiro trimestre de 2025.
Se falamos de preços, a Primeira Edição tem uma tarifa não inferior a 85.950 euros, o que será dito em breve. Por sua vez, o Toyota Land Cruiser VX começa em 76,450 euros.