A Toyota é conhecida por seus carros híbridos e por seus sistemas de mobilidade de alta eficiência e baixo consumo
O mundo evoluiu mais no último meio século do que nos milhares de anos anteriores. Melhorias constantes na tecnologia viram o progresso disparar em todos os segmentos da indústria, incluindo a indústria automotiva. O Toyota Mirai é um exemplo claro desse desenvolvimento. Um carro do futuro que se torna realidade hoje.
A Toyota é conhecida por seus carros híbridos e por seus sistemas de mobilidade de alta eficiência e baixo consumo. Como uma grande corporação, os japoneses já estão trabalhando no que está por vir nos próximos anos, e a tecnologia do hidrogênio tem muito a dizer lá. Embora o carro elétrico movido a bateria seja a mobilidade mais real a curto e médio prazo, no futuro ele não é realmente funcional.
Embora seja uma grande incógnita entre o grande público, o Toyota Mirai não é um carro novo. A primeira vez que o vimos foi no Salão Automóvel de Los Angeles de 2014. Um ano antes, o conhecíamos como Toyota FCV Concept, embora finalmente seu nome tenha mudado para Mirai, que em japonês significa futuro. Um nome muito apropriado para um carro que nos mostra como nos moveremos em algumas décadas.
Características técnicas do Toyota Mirai
Dentro do alcance da Toyota, não há nada para comparar o Mirai. Embora devido ao seu status de sedã grande possa ser considerado a versão evoluída do Toyota Camry, a realidade é que tudo nele é exclusivo, incluindo uma plataforma desenvolvida do zero para a ocasião. Chama-se GA-L e, além do Mirai, o único modelo do conglomerado a utilizá-lo é o Lexus LS.
É curioso que a Toyota tenha decidido usar uma carroceria sedã para a apresentação de um modelo tão futurista em plena era dos SUVs. Mas sim, é um sedã e muito grande. Suas medidas o colocam no segmento F. 4,97 metros de comprimento, 1,88 metros de largura e 1,48 metros de altura. Além dessas dimensões externas, deve-se adicionar uma distância entre eixos de 2,92 metros.
A primeira geração do Mirai homologou uma cabine para um máximo de quatro ocupantes. Esta segunda edição, com uma plataforma mais desenvolvida e um trem de força mais bem localizado, apresenta um interior que pode acomodar até cinco passageiros. Em termos de capacidade de carga, o Toyota Mirai anuncia um volume mínimo de 321 litros. Uma capacidade sobrecarregada pela presença de tanques de hidrogênio.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Mirai
O Toyota Mirai emprega tecnologia de célula de hidrogênio. O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo, uma fonte inesgotável de energia que apresenta algumas desvantagens. Um deles é a sua difícil extração, pois está sempre associado a algum outro elemento. A outra dificuldade é sua volatilidade. Por esses dois motivos, não é considerado um combustível real, mas os últimos avanços indicam que será.
Embora use hidrogênio como fonte de energia, o Mirai é um carro elétrico. O hidrogênio é queimado para gerar energia que é armazenada na bateria e depois alimentada no motor elétrico. Analisando por partes, o motor elétrico gera uma potência de 182 cavalos de potência e 300 Nm de torque. A bateria de íons de lítio está localizada na parte traseira e tem capacidade de 1,24 kWh.
O hidrogênio se acumula em três tanques espalhados pela parte inferior do carro. Eles têm uma capacidade de 5,6 quilos. Depois de cheios, o peso total dos tanques é de 100 quilos. A principal vantagem dos carros com célula de combustível de hidrogênio é sua simplicidade e velocidade de recarga. A autonomia estimada do Toyota Mirai é de 650 quilômetros, embora seja um valor pendente de homologação.
Toyota Mirai Equipamentos
A Toyota queria que o Mirai não fosse apenas um carro do futuro no mundo de hoje, mas também quer trazer um toque de distinção ao seu interior. Com relação à primeira geração, o salto foi tremendo. Materiais com toque agradável, macios e agradáveis aumentam a sensação de qualidade percebida pelos ocupantes.
A disposição dos elementos também antecipa a forma como a Toyota apresentará seus modelos de próxima geração. Uma apresentação que, como ditam os cânones atuais, é dominada por telas grandes. A gama de equipamentos do Mirai está fragmentada em dois níveis: Visão e Luxo. As diferenças entre os dois acabamentos centram-se principalmente no equipamento, com poucas diferenças a nível estético.
No que diz respeito à tecnologia, o Toyota Mirai oferece todos os sistemas disponíveis na casa. Uma ampla gama de tecnologia onde se destacam alguns elementos como: faróis full LED, painel de instrumentos digital, conectividade para Android Auto e Apple CarPlay, tela multimídia de 12.3 polegadas e muito mais. A tudo isso deve ser adicionado uma ampla implantação de assistentes de segurança e direção.
O Toyota Mirai de acordo com o Euro NCAP
O uso do hidrogênio sempre foi criticado por sua falta de segurança. Apesar disso, a Toyota conseguiu fortalecer a proteção do sedã eficiente. O Euro NCAP colocou a segurança à prova, dando-lhe a pontuação mais alta possível com suas cinco estrelas. Os resultados por seções são: 88 em 100 em proteção de passageiros adultos, 85 em 100 em proteção de passageiros crianças, 80 em 100 em vulnerabilidade de pedestres e 82 em 100 em assistentes de direção.
Rivais do Toyota Mirai
Eles não existem de forma alguma. O Mirai é um carro à frente do seu tempo. A Toyota queria nos mostrar o que em alguns anos deve se tornar o padrão de mobilidade. Poucos fabricantes tomam tal iniciativa, e o curioso é que os poucos que se arriscam apresentam formatos diferentes e particulares. É o caso de outros modelos que utilizam hidrogênio como fonte de energia. Hyundai Nexo, Mercedes GLC Fuel Cell, Honda Clarity e pouco mais. Embora muitas outras marcas tenham pesquisado essa tecnologia, poucas decidiram lançar produtos definitivos nas ruas.
Preço Toyota Mirai
O fato de contar com tecnologia de ponta faz com que o preço de venda cresça. Apesar disso, os japoneses têm tentado manter um equilíbrio correto na oferta. O preço inicial do Toyota Mirai é de 75.600 euros, sem ofertas ou promoções. Esse valor refere-se a um modelo com acabamento Vision. O mais caro da família é o Mirai Luxury, que é oferecido a partir de um mínimo de 82.600 euros, sem ofertas ou promoções.