Prius da Toyota é reconhecido em todo o mundo como um carro que transformou a indústria, o primeiro híbrido comercial que abriu a era da eletrificação.
Ao longo dos mais de 100 anos de história automotiva, poucos carros foram listados em letras douradas, mas o Toyota Prius é um deles. Nascido há mais de 25 anos, o Prius da Toyota é reconhecido em todo o mundo como um carro que transformou a indústria, o primeiro híbrido comercial que abriu a era da eletrificação.
Embora não tenha sido até a segunda geração que realmente alcançou sucesso mundial, hoje já existem cinco gerações que foram lançadas no mercado. O último deles é apresentado no final de 2022 para deixar o Toyota Prius 2019 no passado. Há um salto significativo não só mecanicamente, mas também em termos de apresentação, oferecendo o novo DNA de design da casa que é parcialmente inspirado no de modelos como o Toyota bZ4X, o primeiro carro elétrico da empresa.
Características técnicas do Toyota Prius
À primeira vista, as primeiras diferenças entre esta nova geração do Toyota Prius e a que ficou para trás saltam à vista, mas não é a única. Sob a carroceria fina esconde-se a plataforma TNGA-C de segunda geração. É o primeiro modelo a usá-lo em escala global, embora outros modelos usem formatos derivados, como o Toyota Corolla ou o Toyota RAV4.
A tendência natural do mercado é tornar cada geração maior que a anterior, mas esse não é o caso do novo Prius. A Toyota modifica consideravelmente as medidas para se adaptar ao segmento compacto: 4,53 metros de comprimento, 1,78 metros de largura e 1,42 metros de altura são suas novas alturas. A estes números deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2,75 metros, 5 centímetros a mais que a unidade anterior.
Isso significa que a Toyota melhorou o espaço interno sem aumentar o carro. Destaca-se a presença de saliências muito curtas, principalmente na traseira. A capacidade interna permitirá que até cinco passageiros viajem com algum conforto. Dado o recente lançamento, ainda temos alguns dados a saber, como a capacidade de carga do tronco.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Prius
A Toyota tem um roteiro de eletrificação muito marcado e, embora muitos acusem a empresa japonesa de ficar para trás em seus carros 100% elétricos, a evolução do Prius mostra muito bem qual é o caminho a seguir. A quinta geração muda completamente seu foco para a Europa, abandonando as versões híbridas convencionais e visando exclusivamente a mecânica híbrida plug-in. Na Espanha, terá o rótulo ZERO da DGT.
A unidade principal usa um motor a gasolina de ciclo Atkinson com uma cilindrada de dois litros. Por si só, desenvolve uma potência de 151 cavalos de potência. Ao lado dele encontramos um bloco elétrico que adiciona 163 cavalos de potência. Com desempenho máximo, com os dois motores trabalhando juntos, o Prius oferece uma potência máxima de 223 cavalos de potência. Muito mais desempenho do que o Prius PHEV que conhecíamos até agora.
A parte elétrica é alimentada por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 13,6 kWh, o que lhe permite oferecer uma autonomia homologada de 68 quilômetros no ciclo WLTP. No momento, nenhum dado técnico sobre a potência de carregamento foi fornecido, embora tenha sido relatado que um telhado com painel fotovoltaico estará disponível dentro do equipamento opcional.
Toyota Prius Equipamento
A portas fechadas, o Prius muda completamente sua abordagem criativa. A apresentação é muito mais moderna do que a da geração anterior. A estrutura principal é uma reminiscência da do bZ4X. A digitalização ocupa quase todo o destaque da cabine graças a dois painéis. O primeiro é encontrado fazendo as funções de instrumentação, mostrando informações relacionadas à direção.
A segunda tela é a do sistema multimídia. A Toyota usa a versão mais recente de seu sistema operacional para melhorar a experiência do usuário, o manuseio e a facilidade de uso. Com um tamanho de até 12 polegadas, quase todas as funcionalidades do carro estão incluídas nele, com exceção do ar condicionado. A Toyota decidiu manter um módulo separado muito mais prático e seguro.
No que diz respeito ao equipamento, a Toyota Espanha não forneceu informações sobre como a gama será estruturada. Esperam-se os níveis de acabamento usuais que não apenas modificarão a carga tecnológica, mas também permitirão que o design geral do carro mude. Desta forma, o cliente poderá contar com uma unidade mais adaptada ao seu estilo particular. Destacam-se pinturas impressionantes nunca antes vistas no Prius.
O Toyota Prius do Km 0 e de segunda mão
Ser o primeiro lhe dá muita vantagem competitiva. O Toyota Prius desfrutou de muitos anos sendo o híbrido mais vendido do mundo. O sucesso de sua segunda e terceira gerações foi enorme. Em todos esses anos, ganhou uma merecida reputação de durabilidade e economia. Graças a isso, encontramos inúmeras unidades disponíveis em canais alternativos de venda, onde se observa uma depreciação inferior à média do segmento.
Se olharmos para o mercado de usados e usados, vemos que as unidades mais baratas correspondem à segunda e terceira gerações, vendidas em massa em todo o mundo. Os preços começam em valores próximos de 5.000 euros para modelos com mais de 250.000 quilômetros. O canal Km 0 não tem unidades disponíveis, pois todos os revendedores esperam a chegada da quinta geração em meados de 2023.
Rivais do Toyota Prius
O Toyota Prius do Km 0 e de segunda mão
Ser o primeiro lhe dá muita vantagem competitiva. O Toyota Prius desfrutou de muitos anos sendo o híbrido mais vendido do mundo. O sucesso de sua segunda e terceira gerações foi enorme. Em todos esses anos, ganhou uma merecida reputação de durabilidade e economia. Graças a isso, encontramos inúmeras unidades disponíveis em canais alternativos de venda, onde se observa uma depreciação inferior à média do segmento.
Se olharmos para o mercado de usados e usados, vemos que as unidades mais baratas correspondem à segunda e terceira gerações, vendidas em massa em todo o mundo. Os preços começam em valores próximos de 5.000 euros para modelos com mais de 250.000 quilômetros. O canal Km 0 não tem unidades disponíveis, pois todos os revendedores esperam a chegada da quinta geração em meados de 2023.
Rivais do Toyota Prius
As mudanças que o Prius sofreu nos obrigam a olhar para novos rivais dentro da categoria. Podemos defini-lo como um sedã compacto com mecânica híbrida plug-in. Com estas características podemos encontrar vários modelos capazes de se levantar, tais como: Peugeot 308, KIA Niro, DS 4, Mercedes Classe A Sedan, Opel Astra e CUPRA Leon, entre outros. Todos eles semelhantes em tamanho e com mecânica híbrida plug-in.
Preço do Toyota Prius
No momento, a Toyota informou apenas o lançamento do modelo, embora o início da comercialização seja adiado até meados de 2023. Até então não poderemos saber os preços de venda para o mercado espanhol, embora todos assumam que ele crescerá em relação ao modelo de saída. As primeiras notas indicam um preço inicial mínimo de cerca de 40.000 euros, sem oferta ou promoções.