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Toyota Prius+ 

Toyota Prius+ : Na Ásia é chamado de Priusα (Alpha), no Japão Daihatsu Mebius, Grand Prius+ na Bélgica ou Prius Wagon na Holanda.

Toyota Prius+ é o primeiro modelo a ser derivado da família híbrida PriusA Toyota lançou-o no mercado europeu em 2012, depois de ser apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Detroit de 2011. Nos EUA, cessou sua comercialização devido às suas baixas vendas.

Ao longo dos anos em que esteve à venda, recebeu duas reestilizações para melhorar seu equipamento e imagem padrão. No entanto, hoje é o único MPV compacto equipado com mecânica híbrida, pois o modelo proposto pela BMW é muito caro.

A título de curiosidade, e como acontece com outros modelos da Toyota, o Prius+ tem um nome diferente dependendo do mercado. Na Ásia é chamado de Priusα (Alpha), no Japão Daihatsu Mebius, Grand Prius+ na Bélgica ou Prius Wagon na Holanda.

Características técnicas do Toyota Prius+

Como uma versão residencial superior do Toyota Prius convencional, o Toyota Prius+ é estruturalmente baseado na mesma plataforma usada pela terceira geração. Apesar disso, as dimensões foram ampliadas para acomodar uma terceira fila, que, embora não seja especialmente útil para adultos, é adequada para passageiros infantis em rotas de média ou curta distância.

Em termos de tamanho, o Prius+ se destaca no segmento de MPV compacto devido à sua silhueta particularmente diferente. Externamente atinge alturas que o levam a 4,64 metros de comprimento, 1,77 metros de largura e 1,57 metros de altura, apresentando por sua vez uma distância entre eixos de 2,78 metros, o que permite esse espaço interior para um máximo de sete passageiros.

Com três fileiras disponíveis, a última fileira fica escondida e dobrada no chão do porta-malas. Dependendo da configuração implantada, o Toyota Prius+ oferece vários volumes de carga. Com sete assentos, o volume é reduzido para 200 litros, aumentando para 505 litros com duas filas e 1.750 litros quando a segunda e terceira fileiras de bancos são completamente rebatidas.

Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Prius+

Se falamos de Toyota, é irremediável associá-lo a híbridos. O Toyota Prius+ não se destaca por uma oferta mecânica variada e diferenciada, mas aposta tudo no consumo e na eficiência. A gama inclui uma única versão híbrida com o rótulo ECO da DGT. Toda a potência é direcionada para o eixo dianteiro através da gestão de uma transmissão automática CVT continuamente variável.

A única unidade disponível é reconhecida pela designação 1.8 HSD. Ele usa um bloco de gasolina naturalmente aspirado de quatro cilindros de 1,8 litro. É acompanhado por um motor elétrico dianteiro e uma bateria de 1 kWh de capacidade. Desenvolve um total de 136 cavalos de potência. Sua autonomia elétrica estimada é de dois quilômetros, com sistema de autocarregamento capaz de estender a autonomia, principalmente em circuitos urbanos.

Equipamento Toyota Prius+

A lista de acabamentos e equipamentos do Toyota Prius+ para o mercado espanhol está organizada em torno de três versões. Dos equipamentos de menor padrão aos mais altos podemos encontrar as denominações: Eco, Advance e Executive. Além das diferenças tecnológicas, também existem discrepâncias estéticas, com pequenos detalhes personalizáveis sendo aplicados em cada uma das versões.

Entre os equipamentos destacados da versão Eco encontramos elementos como o sistema multimídia Toyota Touch com tela sensível ao toque de 6,1 polegadas, faróis de LED ou o sistema de segurança Toyota Safety Sense (Sistema de Segurança Pré-Colisão, Aviso de Saída de Faixa, Controle Inteligente de Farol Alto e Reconhecimento de Sinais de Trânsito).

A versão intermediária Advance adiciona rodas de liga leve de 17 polegadas, sistema de entrada inteligente em todas as portas ou câmera retrovisora ao equipamento anterior. Por fim, no acabamento Executive, destacam-se o teto solar panorâmico Skyview, o estofamento Toyota E-Tex (imitação de couro) e os bancos dianteiros aquecidos ou os vidros laterais traseiros e traseiros escurecidos.

O Toyota Prius+ em vídeo

O Toyota Prius+ do Km 0 e de segunda mão

O Toyota Prius+, apesar de ser um modelo que está no mercado há vários anos, e sua reputação como um modelo confiável e econômico, não pegou no público. Portanto, encontrar unidades no mercado de segunda mão ou no quilômetro zero é complicado. Algo que é comum desde que o mercado tradicional de MPV cedeu suas vendas a SUVs e modelos derivados de veículos industriais como o Toyota Proace City Verso. Sua depreciação média é de cerca de 21,5%.

Se estivermos interessados em um Prius+ usado, podemos encontrar unidades registradas em 2013, com mecânica híbrida a gasolina 1.8 HSD (140H) de 136 cv, caixa automática e-CVT, acabamento Advance e mais de 180.000 quilômetros por valores próximos a 12.000 euros. Dado o desaparecimento comercial em 2020, não há unidades disponíveis no canal Km 0.

Rivais do Toyota Prius+

Devido ao seu posicionamento na gama do fabricante japonês, o Toyota Prius+ faz parte do segmento de MPV compacto. No entanto, devido à sua abordagem técnica, também pode ser incluído na de veículos híbridos voltados para uso familiar. De qualquer forma, alguns rivais (por posicionamento no segmento) contra os quais o Prius+ tem que competir são o BMW Série 2 Active Tourer 225xeVolkswagen Touran, Kia Carens, Opel Zafira, Renault Grand Scénic, Citroën Grand C4 Picasso e o Ford Grand C-Max. Comparado a eles, o Prius + oferece uma notável relação preço-qualidade-equipamento, mecânica híbrida econômica a gasolina e alta qualidade de fabricação. Por outro lado, não pode competir por espaço na segunda fila de bancos, capacidade do porta-malas com 7 lugares implantados, amplitude de alcance mecânico ou antiguidade.

Preços do Toyota Prius+

A faixa de preço do Toyota Prius+ para o mercado espanhol (sem subtrair possíveis descontos e promoções) começa em 23.990 euros para a versão híbrida a gasolina 1.8 HSD de 136 cv (140H), com caixa automática e-CVT, tração no eixo dianteiro e acabamento Eco. No topo da gama Prius+, encontra-se a versão híbrida a gasolina 1.8 HSD de 136 cv (140H), com caixa automática e-CVT, tração no eixo dianteiro e acabamento Executive pelo qual teria de pagar 28.450 euros.

Miguél

Sou um entusiasta de automóveis com uma paixão especial pela marca Toyota, reconhecida mundialmente por sua qualidade e inovação. No entanto, meu amor por carros vai além de uma única marca. Com uma vasta experiência em criação de conteúdo automotivo, escrevo sobre todas as marcas, trazendo análises detalhadas, comparativos e insights valiosos sobre os diversos modelos e tendências do mercado. Seja explorando a durabilidade de um Toyota, a potência de um muscle car americano ou a elegância de um modelo europeu, meu compromisso é oferecer conteúdo envolvente e informativo para todos os apaixonados por carros.

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