Toyota Prius PHEV desenvolve uma potência máxima de 122 cavalos de potência com uma autonomia 100% elétrica de 45 quilómetros
Poucos carros ao longo da história têm o privilégio de poder dizer que mudaram a indústria. O Prius é um deles. Este sedã híbrido mudou a forma de conceber as viagens, demonstrando que é possível combinar um motor elétrico com um motor de combustão. Desde o seu lançamento, muitas coisas mudaram, com novos recursos importantes chegando ao Toyota Prius 2019.
Desde o seu nascimento, o Toyota Prius é um carro híbrido. Em 1997, quando a primeira geração foi lançada no mercado, tornou-se o primeiro veículo híbrido de produção em série. No entanto, não seria até sua segunda geração, apresentada em 2004, que ocorreu a explosão comercial. Graças a ele, hoje temos carros eletrificados de todos os tipos.
No total, quatro gerações são contadas. O último deles é introduzido no mercado em 2017, como o híbrido mais avançado da história. Com o passar dos anos e o nascimento de rivais diretos, o Toyota Prius não desfruta mais do mesmo sucesso comercial. Atualmente é comercializado exclusivamente em formato híbrido plug-in, presente na gama desde o final de 2019.
Características técnicas do Toyota Prius 2019
Ao desenvolver a quarta geração de seu best-seller, a Toyota levou em consideração a disciplina variada da mecânica do Prius. Sob sua ousada carroceria está instalada a plataforma TNGA da casa (Toyota New Global Architecture). É o mesmo que podemos ver em outros modelos da casa, como o Toyota RAV4 ou o Toyota Corolla.
Desde a sua criação, o Prius é considerado compacto. De fato, em outros mercados, apresentava vários corpos, como o Prius C. Em nosso país sempre foi postulado como um sedã médio pertencente ao segmento C. Externamente atinge 4.64 metros de lago, 1.76 metros de largura e 1.47 metros de altura. A tudo isso deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2,7 metros.
Graças a essa distância entre eixos, oferece um espaço interno generoso, embora não tão grande quanto o Toyota Prius +. Três adultos podem andar confortavelmente no banco traseiro. Em termos de capacidade de carga, o Toyota Prius possui um porta-malas com capacidade mínima de 354 litros e capacidade máxima de 1.360 litros. A presença de parte do equipamento elétrico ocupa espaço no porta-malas traseiro.
Gama mecânica e caixas de velocidades do Toyota Prius 2019
Embora sempre tenha sido postulado como o híbrido de referência, a Toyota não comercializa mais essa versão em nosso mercado. O peso dos anos, bem como o avanço das novas tecnologias, fez com que o Toyota Prius fosse vendido atualmente como um modelo com tecnologia híbrida plug-in. Um único trem de força que deriva toda a sua potência para o eixo dianteiro através do gerenciamento de uma caixa de câmbio automática e-CVT do tipo continuamente variável.
O esquema é composto por um bloco de gasolina e dois motores elétricos. O bloco térmico é um motor de ciclo Atkinson com quatro cilindros em linha com injeção direta e 1.798 centímetros cúbicos de cilindrada. Por conta própria, desenvolve 98 cavalos de potência e 142 Nm de torque. Além disso, existem dois motores elétricos, ambos no eixo dianteiro. Um com 72 cavalos e 163 Nm de torque, e outro com 31 cavalos e 40 Nm de torque. Ambos têm a capacidade de impulsionar o veículo.
No total, o Toyota Prius PHEV desenvolve uma potência máxima de 122 cavalos de potência com uma autonomia 100% elétrica de 45 quilómetros com um consumo médio homologado no ciclo WLTP de 1,2 litros por 100 quilómetros. Para recarga, são escolhidos sistemas de baixa potência, até 3,3 kW em corrente alternada, o que permite um tempo de recarga de quatro horas em uma tomada de 2,3 kW.
Equipamento do Toyota Prius 2019
Embora sempre tenha sido postulado como o híbrido de referência, a Toyota não comercializa mais essa versão em nosso mercado. O peso dos anos, bem como o avanço das novas tecnologias, fez com que o Toyota Prius fosse vendido atualmente como um modelo com tecnologia híbrida plug-in. Um único trem de força que deriva toda a sua potência para o eixo dianteiro através do gerenciamento de uma caixa de câmbio automática e-CVT do tipo continuamente variável.
O esquema é composto por um bloco de gasolina e dois motores elétricos. O bloco térmico é um motor de ciclo Atkinson com quatro cilindros em linha com injeção direta e 1.798 centímetros cúbicos de cilindrada. Por conta própria, desenvolve 98 cavalos de potência e 142 Nm de torque. Além disso, existem dois motores elétricos, ambos no eixo dianteiro. Um com 72 cavalos e 163 Nm de torque, e outro com 31 cavalos e 40 Nm de torque. Ambos têm a capacidade de impulsionar o veículo.
No total, o Toyota Prius PHEV desenvolve uma potência máxima de 122 cavalos de potência com uma autonomia 100% elétrica de 45 quilómetros com um consumo médio homologado no ciclo WLTP de 1,2 litros por 100 quilómetros. Para recarga, são escolhidos sistemas de baixa potência, até 3,3 kW em corrente alternada, o que permite um tempo de recarga de quatro horas em uma tomada de 2,3 kW.
Equipamento do Toyota Prius 2019
Apesar de ser um sucesso comercial, o Prius nunca se destacou por seu excelente refinamento interior. Projetado para ser um carro durável e resistente, das portas para o interior é oferecido com qualidade média. As superfícies de plástico rígido são intercaladas com materiais mais macios que elevam ligeiramente a sensação de qualidade percebida. Com o lançamento do modelo PHEV em 2019, a Toyota apresenta novos interiores.
Como é costume na casa japonesa, o equipamento é dividido em diferentes níveis e categorias. A gama de equipamentos Toyota Prius está dividida em: Advance, Solar e Luxury. Em cada um deles, as principais diferenças se aplicam principalmente ao campo tecnológico. Esteticamente falando, quase não há variações entre as versões. O acabamento Solar destaca-se pela presença de um pequeno painel solar na cobertura que permite recuperar energia com a ajuda do sol.
No que diz respeito aos equipamentos, o Prius começa a sofrer com o avanço da idade e o aparecimento de modelos rivais mais modernos. A lista de elementos é boa, destacam-se sistemas como: faróis de LED adaptativos, Head-Up Display, carregador sem fio, entrada e partida sem chave, sistema multimídia com tela sensível ao toque, climatização, conectividade para dispositivos móveis e todos os equipamentos de segurança Toyota Safety Sense.
O Toyota Prius 2019 em vídeo
O Toyota Prius 2019 de acordo com o Euro NCAP
O Toyota Prius obteve a classificação mais alta nos testes de segurança europeus para o carro Euro NCAP, sendo 5 de 5 estrelas. Em termos de seções de segurança específicas, alcançou 92% e 82% em proteção para adultos e crianças, respectivamente, enquanto a segurança para pedestres foi de 77% e os sistemas de segurança automotiva obtiveram 85%. Essas avaliações ainda são válidas para o modelo híbrido plug-in, pois ele é desenvolvido na mesma plataforma e possui os mesmos recursos de segurança.
O Toyota Prius 2019 do Km 0 e usado
Ser o primeiro lhe dá muita vantagem competitiva. O Toyota Prius desfrutou de muitos anos sendo o híbrido mais vendido do mundo. O sucesso de sua segunda e terceira gerações foi enorme. Em todos esses anos, ganhou uma merecida reputação de durabilidade e economia. Graças a isso, encontramos inúmeras unidades disponíveis em canais alternativos de venda, onde se observa uma depreciação inferior à média do segmento.
Se olharmos para o mercado de usados e usados, vemos que as unidades mais baratas correspondem à segunda e terceira gerações, vendidas em massa em todo o mundo. Os preços começam em valores próximos de 4.000 euros para modelos com mais de 250.000 quilômetros. O canal Km 0 oferece apenas o Prius PHEV de última geração. Os preços mínimos crescem para 32.000 euros. A oferta não é muito ampla, pois as vendas caíram e os revendedores não acumulam muito estoque.
Rivais do Toyota Prius 2019
Onde antes havia apenas um, agora há muitos. O Prius perdeu a vantagem de ser inovador, e isso fez com que nos últimos anos o número de rivais diretos crescesse exponencialmente. Os híbridos são agora o nosso pão de cada dia, e muitos fabricantes até decidiram dar o salto para uma tecnologia eletrificada superior. Se analisarmos os rivais, destacam-se: Hyundai Ioniq, Peugeot 308, Volkswagen Golf, KIA Ceed, Hyundai i30 e muito mais. Embora todos sejam semelhantes em tamanho, o japonês é um dos poucos a oferecer tecnologia híbrida plug-in em sua linha mecânica.
Preços do Toyota Prius 2019
O fato de ter implementado um formato elétrico superior não afetou muito os preços de venda do Prius. O preço inicial do Toyota Prius é de 33.900 euros, sem ofertas ou promoções. Esse valor corresponde a um modelo com acabamento Avançado. Os modelos mais caros de toda a família são o Prius PHEV Solar e o Luxury, ambos oferecidos a partir de um preço inicial de 37.150 euros sem ofertas ou promoções.