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Toyota Proace City

O Proace City tem três inimigos naturais diretos, que são seus irmãos: Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Opel Combo.

A Toyota nunca gostou muito de atuar no mercado de veículos comerciais. No entanto, nos últimos anos, assistimos a uma explosão comercial, principalmente em unidades MPV derivadas de vans. O Toyota Proace City é o modelo representativo da marca japonesa neste mercado cada vez mais popular, onde se destacam unidades com elevada versatilidade, tanto em utilização como mecanicamente.

Introduzido em abril de 2019, o Toyota Proace City entra pela primeira vez na categoria de veículos comerciais ligeiros. Seguindo a mesma estratégia que havia sido seguida pouco tempo antes com o Toyota Proace, a unidade superior em capacidades e tamanho. Ambos os modelos surgem após uma aliança com o agora denominado Grupo Stellantis. Um desenvolvimento realizado por empresas francesas que foi replicado sob o emblema da marca japonesa.

A Toyota comercializa duas versões diferentes deste carro industrial de última milha. Por um lado, encontramos o Proace City, projetado para uso mais profissional e industrial. Painéis de carroceria fechados e maximização de espaço de até 4,4 metros cúbicos. Essa mesma unidade pode ser configurada em formato de passageiro com a unidade Combi. A versão projetada como carro de passeio é chamada de Toyota Proace City Verso, e é capaz de acomodar entre 5 e 7 passageiros, dependendo do comprimento selecionado: Normal ou Longo.

Características técnicas do Toyota Proace City

Para o desenvolvimento do Proace City, a Toyota emprestou a plataforma EMP2 do Grupo Stellantis. É a mesma arquitetura que podemos ver em uma ampla gama de modelos como o Peugeot 3008, o Citroën C5 Aircross ou o Opel Grandland. Graças a ele, o industrial é capaz de oferecer tecnologias e mecânicas típicas de um carro convencional, com todas as vantagens que isso acarreta.

Por se tratar de um veículo comercial, a Toyota oferece diferentes carrocerias. Dois comprimentos no total. A versão padrão tem um comprimento externo de 4,4 metros. A sua capacidade de carga (1,81 metros de comprimento) permite a montagem de duas europaletes e apresenta um volume de carga entre 3,3 e 3,8 metros cúbicos, dependendo da versão escolhida. Este corpo mostra apenas uma configuração possível adequada para um máximo de três passageiros.

No caso da versão longa, o Toyota Proace City atinge 4.75 metros de comprimento exterior. Possui uma caixa com comprimento útil de 2,16 metros e volume de carga entre 3,9 e 4,4 metros cúbicos. A carroceria mais longa também permite que dois formatos possíveis sejam apresentados, um de carga única com capacidade para dois passageiros e uma versão de cabine estendida com capacidade para no máximo cinco passageiros.

Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Proace City

Ao escolher a gama mecânica para o Proace City, a Toyota emprestou, mais uma vez, motores do Grupo Stellantis. Blocos mais focados em suportar cargas pesadas do que em desfrutar de alto desempenho. Graças à plataforma EMP2, a oferta mecânica é variada em soluções de mobilidade. A gama é composta por duas versões a gasolina, uma a diesel, além de uma unidade 100% elétrica. A título de curiosidade, refira-se que o Proace City Electric é o primeiro carro elétrico da história da Toyota.

O portfólio começa com o 1.2P com 110 cv e 205 Nm de torque. Ele usa um bloco de três cilindros turboalimentado com 1.199 centímetros cúbicos. A mesma unidade de propulsão é usada para o Proace City 1.2P com 131 cv e 230 Nm de torque. A única versão a diesel usa um bloco de quatro cilindros turboalimentado com 1.499 centímetros cúbicos. Que Proace City 1.5D desenvolve 131 cavalos de potência e 250 Nm de torque. Todas as unidades enviam potência para o eixo dianteiro gerenciando transmissões manuais ou automáticas, dependendo da versão.

O modelo mais ecológico e eficiente da gama é o mais recente Toyota Proace City Electric com o rótulo ambiental DGT ZERO. Possui uma bateria de íons de lítio de 50 kWh que alimenta um único motor elétrico frontal. Desenvolve 136 cavalos de potência e 260 Nm de torque. Homologa uma autonomia elétrica de 280 quilómetros no ciclo WLTP. Para recarga, são escolhidos sistemas de carregamento rápido, até 100 kW em corrente contínua e 11 kW em corrente alternada.

Toyota Proace City equipamentos

Com o tempo, os veículos comerciais incluíram tecnologias e sistemas típicos dos automóveis de passageiros convencionais. A plataforma utilizada pelo Toyota Proace City e City Verso dá-lhe acesso a um equipamento mais completo e extenso. Claro, eles ainda apresentam qualidades projetadas para resistência e não para luxo.

Todo o interior é feito de plástico rígido com ajustes e acabamentos corretos. Como vemos em outros produtos da casa, o modelo oferece diferentes níveis de acabamento. Do menor ao mais alto equipamento encontramos: GX e VX, indistintamente selecionáveis dependendo da carroceria selecionada, seja Van ou Combi para passageiros. Embora os dois acabamentos concentrem suas diferenças na tecnologia, mudanças estéticas também podem ser vistas.

No que diz respeito ao equipamento, também não faltam muitos detalhes. A maioria deles se concentra na segurança e praticidade para o uso diário. Vale destacar elementos como: climatização dual-zone, sensor de luz e chuva, sistema de navegação, equipamentos multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas e conectividade para dispositivos móveis, tomadas USB e auxiliares, entrada e partida sem chave e uma equipe completa de assistentes e auxiliares de direção.

O Toyota Proace City de acordo com o Euro NCAP

Sendo desenvolvido na mesma plataforma que compartilha com outros modelos geminados, o Proace City compartilha as classificações nos testes de segurança do Euro NCAP. O órgão de avaliação determinou quatro das cinco estrelas possíveis para a van leve japonesa. Os resultados obtidos são: 9,1 em proteção de passageiros adultos, 8,1 em proteção de passageiros crianças, 5,8 em vulnerabilidade de pedestres e 6,8 em assistentes de segurança. Esses resultados são os mesmos que podemos ver na versão derivada do MPV, no Toyota Proace City Verso.

O Toyota Proace City do Km 0 e de segunda mão

Ao contrário de seus irmãos de desenvolvimento, o Proace City não está entre os modelos mais vendidos da categoria. Ao longo dos anos, ganhou uma merecida reputação de durabilidade, confiabilidade e resistência. Apesar disso, a demanda é baixa, com poucas unidades disponíveis em canais de venda alternativos. Neles, o modelo japonês mostra uma taxa de depreciação que está no padrão do segmento, variando de acordo com a geração e condição do veículo.

Se olharmos para o mercado de segunda mão e segunda mão, vemos que os preços começam em valores próximos de 15.500 euros para modelos de van de carga com um ano de idade e mais de 20.000 quilômetros percorridos. As versões de passageiros Tourer aumentam o preço para um mínimo de 21.000 euros. O canal Km 0 é praticamente nulo. Os revendedores não acumulam estoque devido à baixa demanda. As unidades mais baratas começam em 17.000 euros.

Rivais da Toyota Proace City

Como já mencionamos, o mercado de veículos industriais leves ou de última milha cresceu nos últimos anos. As alianças permitiram que mais marcas ingressassem no segmento graças a produtos geminados, como neste caso. O Proace City tem três inimigos naturais diretos, que são seus irmãos: Citroën Berlingo, Peugeot Partner e Opel Combo. A essas unidades devemos acrescentar outras importantes encontradas no mercado, como: Volkswagen Caddy, Ford Transit Connect, Mercedes Citan, Dacia Dokker e FIAT Fiorino. Todos eles são rivais tanto em tamanho quanto em qualidades, embora algumas unidades sejam mais baratas que outras.

Preço Toyota Proace City

Quando se trata de checkout, o Proace City está no meio termo dentro da categoria, onde cada euro conta para melhorar as vendas. O preço inicial do Toyota Proace City é de 17.336 euros (IVA não incluído). Esse valor refere-se a um modelo com acabamento GX e carroceria Van com carroceria curta e motor 1.2P de 110 cavalos. O modelo mais caro da família é o Proace City Tourer com carroceria de van de formato longo e motor diesel de 131 cv. Seu preço é anunciado a partir de 19.320 euros (IVA não incluído).

Miguél

Sou um entusiasta de automóveis com uma paixão especial pela marca Toyota, reconhecida mundialmente por sua qualidade e inovação. No entanto, meu amor por carros vai além de uma única marca. Com uma vasta experiência em criação de conteúdo automotivo, escrevo sobre todas as marcas, trazendo análises detalhadas, comparativos e insights valiosos sobre os diversos modelos e tendências do mercado. Seja explorando a durabilidade de um Toyota, a potência de um muscle car americano ou a elegância de um modelo europeu, meu compromisso é oferecer conteúdo envolvente e informativo para todos os apaixonados por carros.

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