Ao contrário de seus irmãos de desenvolvimento, o Proace City Verso não está entre os modelos mais vendidos da categoria, é o mais desconhecido da família.
O mercado está mudando suas tendências de compra. Nos últimos anos, o surgimento dos SUVs mudou completamente as preferências dos motoristas. Os segmentos tradicionais estão sendo ameaçados por novas categorias. Os MPVs clássicos estão prestes a desaparecer, mas, pelo contrário, os MPVs derivados de veículos industriais só estão crescendo, como é o caso do Toyota Proace City Verso.
A Toyota nunca havia tomado a decisão de trabalhar neste mercado, mas em resposta às mudanças na compra, decidiu aderir. O Proace City Verso é a opção de turismo do veículo industrial do qual deriva, o Toyota Proace City. Ambos os modelos surgiram ao mesmo tempo, apresentando-se oficialmente em 2019. As diferenças estéticas residem principalmente no caráter industrial de um, enquanto o Verso opta por soluções de design de automóveis de passageiros mais comuns.
Para a criação de sua linha Proace, a Toyota se juntou a uma aliança internacional com a intenção de reduzir custos. O agora Grupo Stellantis assinou um acordo de colaboração com a gigante japonesa. Graças a isso, surgiram vários modelos, industriais e de passageiros, geminados. Cada um difere na seção estética, mas sob seus corpos compartilham um grande número de elementos e tecnologias.
Características técnicas do Toyota Proace City Verso
Uma das mudanças mais notáveis e importantes nesta nova gama de veículos do Grupo Stellantis, onde a Toyota colabora, é a utilização da plataforma EMP2. Esta estrutura de última geração é a mesma que podemos ver em outros veículos do conglomerado multinacional como o Peugeot 3008, o Opel Grandland ou mesmo o DS 7 Crossback. Destaca-se pela sua adaptabilidade a diferentes modelos e diferentes sistemas de propulsão.
A Toyota vende duas carrocerias de tamanhos diferentes: Normal e Longa. Por esse motivo, as medidas externas mudam. O menor modelo apresenta dimensões que chegam a 4,4 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e 1,88 metros de altura com entre-eixos de 2,78 metros. A versão topo de tamanho se estende por 4,75 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e 1,88 metros de altura com uma distância entre eixos de 2,97 metros.
Dadas as variações de tamanho e distância entre eixos, o Proace City Verso oferece capacidade para cinco ou sete passageiros em ambas as carrocerias, com assentos individuais. Em termos de capacidade de carga, o modelo mais pequeno anuncia um volume de bagageira com uma capacidade de 597 litros. Em seu formato superior, o Proace City Verso Largo oferece uma capacidade mínima de 850 litros. De qualquer forma, as duas filas traseiras podem ser dobradas e removidas do veículo, fazendo a conversão para um veículo de carga regular.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Proace City Verso
Ao escolher a gama mecânica para o Proace City Verso, a Toyota emprestou, mais uma vez, motores do Grupo Stellantis. Blocos mais focados em suportar cargas pesadas do que em desfrutar de alto desempenho. Graças à plataforma EMP2, a oferta mecânica é variada em soluções de mobilidade. A gama é composta por duas versões a gasolina, uma a diesel, além de uma unidade 100% elétrica. A título de curiosidade, refira-se que o Proace City Electric é o primeiro carro elétrico da história da Toyota.
O portfólio começa com o 1.2P com 110 cv e 205 Nm de torque. Ele usa um bloco de três cilindros turboalimentado com 1.199 centímetros cúbicos. A mesma unidade de propulsão é usada para o Proace City 1.2P com 131 cv e 230 Nm de torque. A única versão a diesel usa um bloco de quatro cilindros turboalimentado com 1.499 centímetros cúbicos. Que Proace City 1.5D desenvolve 131 cavalos de potência e 250 Nm de torque. Todas as unidades enviam potência para o eixo dianteiro gerenciando transmissões manuais ou automáticas, dependendo da versão.
O modelo mais ecológico e eficiente da gama é o mais recente Toyota Proace City Electric com o rótulo ambiental DGT ZERO. Possui uma bateria de íons de lítio de 50 kWh que alimenta um único motor elétrico frontal. Desenvolve 136 cavalos de potência e 260 Nm de torque. Homologa uma autonomia elétrica de 280 quilómetros no ciclo WLTP. Para recarga, são escolhidos sistemas de carregamento rápido, até 100 kW em corrente contínua e 11 kW em corrente alternada.
Toyota Proace City Verso Equipamento
Os veículos comerciais convertidos em automóveis de passageiros têm múltiplas vantagens em termos de habitabilidade, embora a qualidade nunca tenha estado entre os seus pontos fortes. A família MPV do Grupo Stellantis oferece veículos que são muito bem apresentados no interior. Um design agradável é combinado com uma escolha de materiais que é comum no segmento. O uso excessivo de plásticos duros reduz a sensação de qualidade percebida, embora o conforto geral seja muito bom.
Como de costume na empresa japonesa, a tecnologia oferecida está estruturada em dois níveis diferentes de equipamentos. Da menor à maior dotação, encontramos: Família Ativa e Família Ativa. São pacotes de equipamentos muito fechados que mal permitem a possibilidade de adicionar ou subtrair elementos. Esteticamente, existem certas diferenças entre os acabamentos, pois o acabamento Advance só pode ser oferecido com o corpo mais curto dos dois possíveis.
No que diz respeito ao equipamento, o Toyota Proace City Verso goza de tecnologias típicas de qualquer carro de passeio convencional. Na lista de elementos encontramos algumas opções interessantes como: climatização dual-zone, câmeras de estacionamento, acesso e partida, sistema multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas, conectividade para dispositivos móveis e um equipamento de segurança completo e assistentes de direção.
O Toyota Proace City Verso de acordo com o Euro NCAP
Em 2018, quando foi lançado no mercado, o Toyota Proace City, e suas diferentes versões, foi analisado nos famosos testes de segurança Euro NCAP, recebendo uma classificação de quatro estrelas. É o mesmo resultado obtido para todos os modelos derivados baseados na plataforma EMP2. Os resultados por seções são: 9,1 em proteção de passageiros adultos, 8,1 em proteção de passageiros crianças, 5,8 em vulnerabilidade de pedestres e 6,8 em assistentes de direção. Essas avaliações são compartilhadas por todos os modelos que surgiram da aliança entre o Grupo Stellantis e a Toyota.
O Toyota Proace City Verso do Km 0 e de segunda mão
Ao contrário de seus irmãos de desenvolvimento, o Proace City Verso não está entre os modelos mais vendidos da categoria, é o mais desconhecido da família. Ao longo dos anos, ganhou uma merecida reputação de durabilidade, confiabilidade e resistência. Apesar disso, a demanda é baixa, com poucas unidades disponíveis em canais de venda alternativos. Neles, o modelo japonês mostra uma taxa de depreciação que está no padrão do segmento, variando de acordo com a geração e condição do veículo.
Se olharmos para o mercado de segunda mão e segunda mão, vemos que os preços começam em quantidades próximas dos 18.000 euros. Como ponto a favor, deve-se notar que todas as unidades à venda têm quilometragem muito baixa e não têm mais de dois anos. Por sua vez, o canal Km 0 é praticamente nulo. Os revendedores não acumulam estoque devido à baixa demanda. As unidades mais baratas começam nos 20.000 euros, o que não é uma poupança muito grande em comparação com os novos modelos de fábrica.
Rivais do Toyota Proace City Verso
O mercado de MPV de origem industrial está crescendo em todas as formas e tamanhos. A oferta aumentou, embora o Proace City Verso não possa ser considerado um dos modelos de referência com vendas tão residuais. Apesar disso, a rivalidade aumentou nos últimos anos. Em parte devido à chegada de versões irmãs de outras marcas, como o Peugeot Rifter, o Citroën Berlingo ou o Opel Combo Life. A estas unidades podemos acrescentar outras dentro da categoria como o Volkswagen Caddy, o Renault Kangoo, o Dacia Dokker, o Mercedes Citan ou o Ford Tourneo Connect. Todos eles semelhantes em configuração, tamanhos e preços.
Preços Toyota Proace City Verso
O desaparecimento dos MPVs compactos clássicos é causado pela ascensão de outros segmentos e pela excelente relação preço-produto dos veículos MPV derivados de veículos industriais. O preço inicial do Toyota Proace City Verso é de 26.500 euros (IVA não incluído). Essa quantidade corresponde a um modelo de carroceria curta com motor 1.2L a gasolina de 110 cavalos com câmbio manual e acabamento Family Active. O modelo mais caro da família é o Proace City Verso elétrico com carroceria longa. A sua taxa mínima é de 39.700 euros (IVA não incluído).