Apesar de a Toyota ser uma marca muito focada na mobilidade sustentável, as versões industriais não oferecem uma gama muito ampla de unidades eletrificadas.
O segmento industrial não tem dado especial atenção aos interesses da Toyota, pelo menos não na Europa, onde sempre dispensou esse tipo de unidade, até agora. Graças a uma estreita colaboração com o Grupo Stellantis, os japoneses estão entrando em um mercado em crescimento; o dos grandes monovolumes derivados de veículos industriais. Toyota Proace Verso é o nome escolhido para a unidade.
O fato de ter o sobrenome Verso nos faz ver que estamos diante do modelo mais familiar, seguindo a mesma filosofia que já foi empreendida com o Toyota Proace City e o Toyota Proace City Verso. Todos eles nascem dessa aliança com o conglomerado francês, com unidades gêmeas na Opel, Peugeot e Citroën. Os modelos da Toyota são os mais recentes a aparecer, sendo lançados no mercado em 2016, introduzindo uma pequena atualização em 2019 com o lançamento da unidade elétrica.
Características técnicas do Toyota Proace Verso
Como a primeira geração do Proace Verso, que não chegou à Europa, o modelo atual baseia sua mobilidade em uma plataforma compartilhada do Grupo Stellantis. Sob sua carroceria esconde-se a arquitetura EMP2, a mesma que podemos ver em outras unidades da ampla gama de modelos, como o Citroën C5 Aircross, o Opel Grandland ou o Peugeot 308. A oferta é composta por dois corpos possíveis: Médio e Longo.
Em um nível de acesso encontramos o Proace Verso Medio, que estende suas medidas para 4,96 metros de comprimento, 1,92 metros de largura e 1,89 metros de altura. A estas medidas deve ser adicionada uma distância entre eixos de 3,27 metros. Em um formato maior encontramos o Proace Verso Largo, cujas medidas chegam a 5,31 metros de comprimento, 1,92 metros de largura e 1,89 metros de altura. O aumento de tamanho só é evidente na saliência traseira, mantendo a mesma distância entre eixos.
Projetado para uso familiar, o interior do Proace Verso pode exibir várias configurações graças aos assentos removíveis e dobráveis, o espaço interno pode ser gerenciado à vontade. A capacidade máxima de passageiros é de 8, distribuída em três fileiras de assentos. Em termos de capacidade de carga, o volume do Toyota Proace Verso varia de acordo com os assentos disponíveis. Entre 1.556 e 1.950 litros com duas filas de bancos (Médio e Longo, respectivamente).
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Proace Verso
Apesar de a Toyota ser uma marca muito focada na mobilidade sustentável, as versões industriais não oferecem uma gama muito ampla de unidades eletrificadas. O Proace Verso tem uma gama com três motores diesel e um elétrico conhecido como Proace Verso Electric. Na Espanha, homologa o rótulo DGT ZERO, que é especialmente vantajoso para o uso urbano polivalente.
Em seu formato de acesso, a família Proace Verso começa com o bloco 1.5D. Um motor de quatro cilindros de 1,5 litro oferece 120 cavalos de potência e 300 Nm de torque. Nas versões mais potentes, 2.0D, o motor aumenta sua cilindrada, tendo um bloco diesel de quatro cilindros turboalimentado e 1.997 centímetros cúbicos. Ele oferece dois poderes diferentes; 144 cavalos numa primeira etapa, atingindo um máximo de 177 cavalos.
A última unidade a se juntar à família é a versão 100% elétrica. Possui um único motor instalado no eixo dianteiro, alimentado por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 75 kWh. Na melhor das hipóteses, homologa uma autonomia elétrica de 330 quilômetros. Para recarga, possui fontes de alimentação de alta potência, até 100 kW em corrente contínua e até 11 kW em corrente alternada. No desempenho máximo, é capaz de recuperar de 0 a 80% da carga em 48 minutos.
Toyota Proace Verso Equipamento
Apesar de derivar de um modelo industrial, a cabine do Toyota Proace Verso se destaca por uma ampla gama de tecnologia de bordo. Sistemas semelhantes aos de um automóvel de passageiros que se enquadram num interior que transmite uma boa sensação de qualidade. Embora o plástico seja o principal elemento da composição, os acabamentos superiores permitem a integração de elementos e detalhes bem acabados, ampliando assim a sensação de conforto para os passageiros.
Como é habitual na casa, a gama de equipamentos para o Toyota Proace Verso no mercado espanhol está estruturada em torno de três versões. Do equipamento mais baixo ao mais alto, encontramos os acabamentos: Advance, Advance Plus e VIP Luxury, este último disponível apenas na carroceria mais longa. Além deles, costumam ser oferecidas versões especiais, até mesmo desfrutando de uma versão campista pelo preparador Tinkervan.
Em termos de equipamentos, pode oferecer sistemas idênticos aos de um automóvel de passageiros, apresentando elementos avançados de conforto nos seus acabamentos superiores. Os destaques incluem entrada e partida sem chave, Head-Up Display, sistema multimídia com painel sensível ao toque, navegador, conectividade para dispositivos móveis, teto solar e extensos equipamentos de segurança e acenos de direção.
O Toyota Proace Verso de acordo com o Euro NCAP
O Toyota Proace foi submetido em 2015 aos testes de impacto organizados pelo organismo autónomo Euro NCAP. A pontuação obtida foi a mais alta possível, 5 estrelas. Em qualquer caso, é distribuído da seguinte forma. A proteção para ocupantes adultos e crianças em caso de impacto foi de 87 e 91 por cento, respectivamente. No caso de atropelamento de pedestres ou ciclistas, alcançou 64%. Finalmente, em termos de auxiliares de direção ativos, obteve notáveis 78%. Essas avaliações ainda são válidas hoje.
O Toyota Proace Verso do Km 0 e de segunda mão
Apesar do aumento da oferta e das vendas, o Proace Verso não tem se destacado nos mercados devido às suas altas vendas. Isso acabou afetando canais de vendas alternativos, onde a disponibilidade de unidades é limitada. Apesar disso, apresenta um bom valor de depreciação, em torno de 25%, colocando-o no meio termo dentro da categoria. Ele se beneficia da confiabilidade que sempre acompanhou a marca.
Se olharmos para o mercado de segunda mão e segunda mão, vemos que existem diferentes modelos à venda, todos eles nas mesmas datas, por volta de 2016 e 2021. Os preços começam em valores próximos de 23.000 euros para modelos com mecânica a diesel e menos de 50.000 quilômetros. A oferta de veículos Km 0 é ainda menor, com preços mínimos de 24.200 euros para modelos com o restyling de 2019.
Rivais do Toyota Proace Verso
No final das contas, o segmento de carros familiares grandes cresceu graças à chegada de unidades pertencentes ao Grupo Stellantis. Os maiores rivais do Toyota Proace Verso são seus irmãos: Citroën SpaceTourer, Opel Zafira Life e Peugeot Traveller. Os quatro dificilmente são diferentes um do outro. Além deles, podemos adicionar outros modelos como o Volkswagen Multivan, o Ford Tourneo Custom, o Mercedes V-Class e o Renault Traffic. Todos eles são semelhantes em tamanho e alternativas, embora o francês seja um dos mais baratos.
Preços Toyota Proace Verso
Quando se trata de definir preços, os japoneses optaram por simplificar a gama e oferecer preços muito competitivos. O preço inicial do Toyota Proace Verso é de 40.850 euros, sem ofertas ou promoções. Esse valor refere-se a um modelo de tamanho médio com acabamento Advance. A carroceria de tamanho longo é oferecida a partir de um mínimo de 34.623 euros, sem ofertas ou promoções, associada ao acabamento Advance.