Toyota oferece seu RAV4 com cinco níveis de acabamento: Advance, Business, Style, Luxury e os mais recentes chamados Adventure e GR Sport
Antes da mania dos SUVs, os japoneses da Toyota já tinham um no mercado. O primeiro Toyota RAV4 que conhecíamos foi lançado no mercado em 1994, quase uma década antes da explosão do mercado de SUVs. Essa primeira geração, que nos acompanhou até o ano 2000, tinha duas carrocerias possíveis, uma com três e outra com cinco portas.
O sucesso comercial foi alcançado com a segunda das gerações, de 2000 a 2005. Naquela época, os SUVs começaram a se destacar e o RAV4 foi um dos mais bem-sucedidos, pois não havia muitos modelos à venda. Ano após ano e geração após geração, o Toyota RAV4 foi ganhando popularidade e vendas. Ao mesmo tempo, a empresa japonesa estava cada vez mais focada em um único tipo de mobilidade, o híbrido.
Hoje estamos testemunhando a quinta das gerações do RAV4 que pisam no asfalto. Lançado no mercado em 2018, traz consigo novidades importantes, como vendas exclusivas em formatos híbridos; convencional e plug-in. No início de 2022, o SUV revela uma atualização focada em uma ligeira renovação estética e na ampliação de equipamentos com interessantes inovações mecânicas.
Características técnicas do Toyota RAV4
Como um dos principais produtos da marca, o novo Toyota RAV4 é baseado na estrutura global TNGA (Toyota New Global Architecture). Esta plataforma foi desenvolvida desde o início para acomodar diferentes soluções de sistemas híbridos e diferentes esquemas de tração. Podemos vê-lo em outros modelos da casa, como o Toyota Corolla ou o menor Toyota Yaris.
Até recentemente, o RAV4 era o maior dos SUVs da empresa, agora é o Toyota Highlander. A nova plataforma TNGA oferece dimensões compactas e ideais para o segmento C-SUV, que é onde está localizada. 4,6 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e 1,68 metros de altura. A estas medidas deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2,69 metros. Um tamanho que lhe permite ter um espaço interior excecional com capacidade para até cinco passageiros.
Seu volume de carga é um pouco reduzido em relação à concorrência devido à presença do sistema híbrido. Na pior das hipóteses, o RAV4 tem um volume mínimo de 580 litros (520 para o PHEV). Essa quantidade pode ser expandida para 1.690 litros se rebaixarmos a fila traseira de bancos na proporção de 60:40. Ou seja, a capacidade de carga, sem ser a melhor em seu segmento, é mais do que suficiente para uso comum.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota RAV4
Nesta geração, o Toyota RAV4 se despede das versões 100% a combustão. A partir de sua quinta geração, existem apenas duas opções possíveis, um híbrido convencional e um híbrido plug-in. Isso nos deixa com um curto alcance onde teremos diferentes potências e uma única caixa de câmbio. Uma transmissão e-CVT continuamente variável é responsável por gerenciar a entrega do motor, que pode desviar a potência para as rodas dianteiras ou para as quatro rodas por meio da tração integral AWD-i.
O mesmo motor a gasolina é usado em todas as versões. É um bloco de quatro cilindros com 2.487 centímetros cúbicos de cilindrada. Por si só, desenvolve 177 cavalos de potência e 221 Nm de torque. Além disso, existem um ou dois motores elétricos e uma bateria de íons de lítio ou níquel-hidreto metálico, respectivamente. As saídas de potência são de 218 cavalos de potência para o RAV4 com tração dianteira e 222 cavalos de potência para o RAV4 com tração nas quatro rodas.
O RAV4 PHEV, por outro lado, está equipado com mais mecânica de desempenho. O bloco 2.5 está associado a um motor elétrico e a uma bateria de maior capacidade que lhe permitirá deslocar-se 100% eletricamente por um máximo de 65 quilômetros de acordo com o ciclo NEDC. A potência total será de 306 cavalos de potência e, em todos os casos, alocará a potência do motor nas quatro rodas.
Equipamento Toyota RAV4
A Toyota oferece seu RAV4 com um total de cinco níveis de acabamento: Advance, Business, Style, Luxury e os acabamentos mais recentes chamados Adventure e GR Sport. Em seu equipamento padrão, o RAV4 é capaz de obter equipamentos extensos e excelentes. Rodas de 18 polegadas, luzes LED, carregador sem fio, conectividade com smartphone, sensores de estacionamento, câmera traseira e sistema multimídia com tela sensível ao toque de oito polegadas.
A principal novidade do modelo 2022 foi a incorporação dos pacotes Adventure e GR Sport para toda a gama. É oferecido apenas com sistemas de tração nas quatro rodas e com um pacote de design específico. Para-choques modificados, faróis atualizados e um conjunto de elementos que reforçam o caráter SUV do modelo, incluindo para-lamas e rodas de design específico com 19 polegadas de tamanho.
Se acabarmos completando o equipamento máximo do Toyota RAV4, o acabamento Luxury nos permite incluir todos os elementos que o SUV é capaz de ter. Como entrada e partida sem chave, retrovisores elétricos e aquecidos, controle inteligente de farol alto, sistema de câmera 360º, sistema de som JBL, espelho interno inteligente, banco do motorista elétrico e, claro, os mais avançados equipamentos de segurança do Toyota Safety Sense.
O Toyota RAV4 de acordo com o Euro NCAP
Em termos de segurança, a Toyota não deixa nada ao acaso. Hoje em dia, os assistentes de direção não são uma mera questão de capricho, eles também são importantes na hora de avaliar a segurança de um carro. O Euro NCAP avaliou a resistência e o comportamento do RAV4 em seus famosos testes de colisão. O SUV da Toyota alcançou as cinco estrelas relevantes, destacando-se nas seções de proteção para passageiros adultos, crianças e pedestres com pontuações de 93, 87 e 85 em 100, respectivamente. Essas avaliações ainda estão em vigor após a atualização de 2022, pois nenhuma alteração foi feita na estrutura do carro.
Toyota RAV4 Km 0 e Usado
O Toyota RAV4 tem uma longa jornada atrás dele. Olhando para o mercado de segunda mão, vemos como ainda existem unidades das primeiras gerações à venda a um preço a rondar os 1.500 euros. Mas essas não são as únicas unidades que existem. Com cinco gerações nas ruas, é lógico ver que há uma infinidade de modelos e versões à venda. Alguns deles incluem grandes números no hodômetro, honrando assim a reputação de durabilidade da Toyota.
O canal Km 0 é um pouco mais limitado, pois a Toyota não é uma marca acostumada a acumular estoque de novas unidades não registradas. As poucas unidades existentes referem-se às da geração atual. Considerando que todas as unidades à venda são híbridas com o mesmo motor e com a mesma caixa de câmbio, as únicas características diferenciadoras são o nível de acabamento, a cor da pintura e o sistema de tração. Estas unidades custam cerca de 2.000 euros diferentes dos preços de fábrica.
Rivais do Toyota RAV4
À medida que novos SUVs híbridos surgiram, o Toyota RAV4 vem ganhando rivais. Estamos falando de modelos pertencentes ao segmento C-SUV, como o Volkswagen Tiguan, o KIA Sportage, o Hyundai Tucson, o Nissan Qashqai ou o SEAT Ateca. No entanto, devido ao seu conceito híbrido, os rivais mais diretos estão no Lexus NX, primo em primeiro grau da marca, e principalmente no Honda CR-V Hybrid. Todos eles são comparáveis em tamanho e preço.
Preços Toyota RAV4
Como uma boa marca generalista, a Toyota oferece o RAV4 a um preço contido e ajustado. O preço inicial de um Toyota RAV4 é de 38.000 euros com ofertas e promoções incluídas. Esse preço corresponde ao híbrido de acesso RAV4 com acabamento Advance e sistema de tração no eixo dianteiro. Do outro lado da escala está o RAV4 PHEV com tração AWD-i, cujo preço inicial é de 50,250 euros também incluindo descontos e promoções. No Brasil o Toyota RAV4, SUV que faz 35 km/l, chegou por R$ 399.990.