SUV e PicapeToyota

Toyota Verso

O Toyota Verso não é o único modelo no cenário MPV que desapareceu do mercado. Muitas fábricas cessaram a produção de seus MPVs.

Os MPVs estão sob ataque de novos formatos comerciais. Os SUVs estão arrebatando as vendas, e tal é o sucesso que deslocaram os segmentos mais tradicionais para o ostracismo mais absoluto. O Toyota Verso é uma das vítimas da mudança de tendência. Um monovolume compacto cuja história chega ao fim em 2018.

Para conhecer os primórdios do versículo, temos que voltar a 1997. momento em que foi lançada no mercado a primeira geração, que não chegou à Europa. Naquela época, o MPV era conhecido como Corolla Verso, pois emprestou grande parte do desenvolvimento do Toyota Corolla da época. Antes de mudar de nome, surgiu a terceira geração. A partir da quarta edição, o sobrenome Corolla desaparece, permanecendo apenas com o Toyota Verso.

Desde então, o sobrenome Verso é o que acompanha os formatos mais familiares da Toyota, como podemos ver com os atuais Toyota Proace City Verso e Toyota Proace Verso. Como tal, o Verso foi estabelecido no mercado entre 2009 e 2018, altura em que a Toyota decidiu retirá-lo do mercado devido ao seu baixo volume de vendas e à crescente explosão comercial de SUVs. Não deixa herdeiro natural, sendo o atual Toyota Prius + o único que pode ser semelhante.

Características técnicas do Toyota Verso

A última geração comercial do Toyota Verso é introduzida em 2013. É uma atualização do modelo da segunda edição apresentado em 2009. Sob sua carroceria está um chassi de tamanho médio que se concentra principalmente em maximizar o espaço interno, tanto para passageiros quanto para carga.

Graças às suas dimensões reduzidas, o Verso é considerado um MPV compacto, pertencente ao poderoso segmento C. Suas dimensões externas chegam a 4,46 metros de comprimento, 1,79 metros de largura e 1,62 metros de altura. A estas dimensões deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2,78 metros. Uma distância entre eixos que lhe permite oferecer um espaço interior de proporções generosas.

Apesar de ser comercializado apenas com um comprimento de carroceria, o Verso pode oferecer capacidade para cinco ou sete passageiros. Uma terceira linha está incluída como opção. Dois assentos adicionais que são rebatidos no porta-malas. Em termos de volume de carga, o Toyota Verso anuncia um porta-malas com capacidade mínima de 440 litros para a versão de sete passageiros, crescendo para 484 litros pelo menos no formato de cinco lugares.

Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Verso

Atualmente, os fabricantes usam sistemas mecânicos de última geração suportados por eletrificação. Falar sobre Toyota é sinônimo de falar sobre híbridos. Embora a marca japonesa seja conhecida por sua mecânica eficiente, o Verso nunca teve esse tipo de unidade. A gama sempre contou com soluções mecânicas tradicionais, com uma vasta gama de motores a diesel e a gasolina.

Para potência, a oferta começa com o Verso 115D. Ele usa um bloco turbodiesel de quatro cilindros de 1.6 litro que desenvolve 111 cavalos de potência e 270 Nm de torque. Está sempre ancorado a uma transmissão manual de seis velocidades que envia toda a potência para o eixo dianteiro. Em seguida, encontramos o Verso 130 com motor turbo a gasolina de quatro cilindros e 1.598 centímetros cúbicos que desenvolve 132 cavalos de potência e 160 Nm de torque.

Mais uma vez o motor é acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades. A única variante com transmissão automática é o Verso 140 MultiDrive. Ele usa um motor turbo de quatro cilindros com 1.798 centímetros cúbicos de cilindrada. Desenvolve 147 cavalos de potência e 180 Nm de torque. A transmissão, do tipo continuamente variável, possui várias marchas múltiplas predefinidas.

Equipamento Toyota Verso

Embora o Verso nunca tenha se destacado por seu design atraente, por dentro também não se pode dizer que seja realmente atraente. Simplicidade é a tônica geral. Uma cabine especialmente projetada para uso familiar intensivo. Os plásticos rígidos são a tendência geral, degradando a sensação de qualidade percebida pelos clientes.

Como sempre foi habitual na empresa japonesa, a gama de equipamentos está distribuída em diferentes níveis. Da menor para a maior dotação, encontramos: Negócios e Avanço. As diferenças entre os acabamentos estão focadas principalmente na seção tecnológica, embora pequenas modificações estéticas também possam ser apreciadas.

No que diz respeito ao equipamento, o Toyota Verso nunca se destacou por sua tecnologia. A Toyota sempre procurou oferecer um preço contido ao custo de deixar equipamentos mais pobres. Os destaques incluem entrada e partida sem chave, climatização de duas zonas, teto panorâmico, sistema multimídia com tela sensível ao toque, navegador, Bluetooth e uma infinidade de airbags espalhados por todo o interior.

O Toyota Verso de acordo com o Euro NCAP

O MPV da Toyota alcançou a pontuação mais alta, 5 estrelas, nos testes de segurança europeus do Euro NCAP. Embora a versão de ressílica do modelo japonês não tenha um teste específico, o único teste que os japoneses realizaram foi no modelo de terceira geração pré-reestilização em 2010. Em termos de seções de segurança específicas, alcançou pontuações de 89% no caso de proteção para ocupantes adultos e 75% para crianças, enquanto a segurança para pedestres foi de 69% e a operação de sistemas de segurança alcançou 86%.

O Toyota Verso do Km 0 e de segunda mão

Os anos em que o Toyota Verso esteve à venda se destacaram por sua alta durabilidade. A assinatura da marca japonesa é sinônimo de resistência mecânica, preço ajustado e comportamento correto. Tudo isso fez com que o MPV compacto conquistasse números de vendas interessantes. Muitas dessas unidades acabaram em canais de vendas alternativos, onde as unidades em exibição apresentam uma depreciação de aproximadamente 28%.

Tendo cessado a produção em 2018, o mercado do Km 0 é inexistente, com toda a oferta focada no canal usado e usado. Muitas alternativas possíveis. As unidades mais econômicas datam da primeira geração, quando ainda era conhecido como Corolla Verso. Os preços começam em valores próximos a 2.000 euros. Modelos mais modernos, já batizados de Verso, são oferecidos a partir de 4.000 euros.

Rivais do Toyota Verso

O Verso não é o único modelo no cenário MPV que desapareceu do mercado. Muitas fábricas cessaram a produção de seus MPVs. Apesar disso, várias unidades permanecem vivas hoje, embora a aposta se concentre em versões familiares derivadas de veículos comerciais leves. Os rivais mais diretos do Toyota Verso são: Renault ScenicCitroën C4 SpaceTourerFIAT 500LVolkswagen TouranDacia Lodgy e Ssangyong Tivoli Grand, entre outros. Todos eles sem rivais para conceitos familiares, embora a oferta nem sempre seja a mesma.

Preços do Toyota Verso

Em 2018 ocorreu a cessação comercial da Verso. Os anos de experiência acumulados são passados para outros modelos, deixando para trás uma longa história. Na época de sua despedida, o preço inicial do Toyota Verso era de 17.500 euros, sem ofertas ou promoções. Esse valor corresponde a um modelo com motores a gasolina de 132 cavalos, câmbio manual e acabamento Business. O mais caro da família era o Verso diesel de 150 cv com câmbio automático, sete lugares e acabamento Advance. O seu preço inicial foi de 25.090 euros, sem ofertas ou promoções.

Miguél

Sou um entusiasta de automóveis com uma paixão especial pela marca Toyota, reconhecida mundialmente por sua qualidade e inovação. No entanto, meu amor por carros vai além de uma única marca. Com uma vasta experiência em criação de conteúdo automotivo, escrevo sobre todas as marcas, trazendo análises detalhadas, comparativos e insights valiosos sobre os diversos modelos e tendências do mercado. Seja explorando a durabilidade de um Toyota, a potência de um muscle car americano ou a elegância de um modelo europeu, meu compromisso é oferecer conteúdo envolvente e informativo para todos os apaixonados por carros.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo