A quarta geração do sistema híbrido da Toyota usa um motor a gasolina de três cilindros que desenvolve 116 cavalos de potência
O Toyota Yaris é a aposta da gigante japonesa para dominar o segmento de utilitários. A primeira vez que vimos o Yaris foi em 1999. Essa primeira edição foi composta por três corpos diferentes; hatchback, cupê e sedã, no entanto, apenas um deles chegou ao mercado europeu, nos formatos de três e cinco portas.
Em meados de 2020, a Toyota apresentou uma nova geração, a quarta a pegar as estradas. Um modelo cada vez mais popular para sua tecnologia híbrida, que está em alta demanda em espaços urbanos onde o Yaris pode acessar sem problemas de restrições ou zonas de baixa emissão, pois mais uma vez certifica o rótulo ECO da DGT.
Para esta nova edição, o Toyota Yaris apresenta um visual completamente diferente do passado. Uma mudança radical de estilo que se concentra em uma aparência mais no gosto europeu, um dos mercados mais importantes para veículos utilitários japoneses. Ao contrário das edições anteriores, o quarto chega em formato único, embora em duas carrocerias possíveis, cinco portas para as versões normais e três portas para o novo Toyota GR Yaris.
Características técnicas do Toyota Yaris
Quando dizemos que o Yaris é completamente novo, é da cabeça aos pés. Isso implica uma nova plataforma. A arquitetura TNGA (Toyota New Global Architecture) permite que o novo Yaris tenha as tecnologias mais avançadas da casa, além de proporcionar uma melhor experiência de condução e acesso a mais tecnologia.
Para esta edição, o Toyota Yaris muda suas dimensões externas. 3,94 metros de comprimento, 1,74 metros de largura e 1,5 metros de altura. Níveis muito bons para ambientes urbanos, seu principal raio de ação. A estas dimensões deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2,56 metros de comprimento, o que se traduz em uma cabine projetada para um máximo de cinco ocupantes.
No que diz respeito à capacidade de carga, as novas dimensões exteriores permitem uma bagageira maior, com uma capacidade mínima de 286 litros. Essa quantidade pode ser estendida para mais de mil litros se dobrarmos a segunda fila de bancos na proporção de 60:40. Essas medidas são consideravelmente reduzidas quando se fala da versão GR Yaris, um modelo mais focado no desempenho.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Yaris
Desde a última geração, o Yaris se livrou de todas as mecânicas não híbridas. A Toyota está apostando tudo na mobilidade sustentável, e é por isso que o Yaris convencional só terá versões híbridas. A única exceção será o GR Yaris, que em contraste terá apenas uma variante mecânica, um motor a gasolina de alto desempenho.
A quarta geração do sistema híbrido da Toyota usa um motor a gasolina de três cilindros com 1,5 litro de cilindrada. Desenvolve 116 cavalos de potência e um máximo de 120 Nm de torque. Acoplado ao motor temos uma bateria de íons de lítio e um motor elétrico adicional que entrega 59 kW de potência e 141 Nm de torque, podendo movimentar o veículo 100% eletricamente por um alcance de aproximadamente dois quilômetros.
O mais alto desempenho da casa é o GR Yaris. A família GR continua a crescer após a chegada do Toyota GR Supra. Nesse caso, o Yaris é equipado com motor de três cilindros e 1.618 centímetros cúbicos. Desenvolve um total de 261 cavalos de potência e 360 Nm de torque. Ele acelera de 0 a 100 km/h em menos de 5,5 segundos e apresenta uma configuração especialmente adaptada com diferenciais do tipo Torsen, suspensões modificadas e pneus Michelin Pilot Sport 4S.
Equipamento Toyota Yaris
O segmento de utilidades urbanas nunca se destacou por seus equipamentos extensos e de alta qualidade. No entanto, os fabricantes deram um passo à frente e o último lote de modelos apresenta melhores acabamentos e tecnologias, como é o caso do Toyota Yaris. Apresenta uma cabine aprimorada em materiais e ajustes, elevando a sensação de qualidade percebida em relação à geração anterior.
Ao configurar o Toyota Yaris, cinco linhas de equipamentos estão disponíveis: S Edition, Business Plus, Active Tech, Style e GR Sport. A aparência é muito semelhante entre um e outro, focando em detalhes como para-choques, aros e cores, podendo optar por tintas bicolores nos níveis mais altos. O acabamento GR Sport está em um meio-termo entre a linha comum e o GR Yaris. Estética particular com uma configuração dinâmica específica.
No que diz respeito ao equipamento, o salto qualitativo e quantitativo do Toyota Yaris foi muito grande. Vale destacar a presença de faróis de LED, entrada e partida sem chave, conectividade para dispositivos móveis, Head-Up Display, carregador sem fio, painel de instrumentos parcialmente digital e sistema multimídia com tela sensível ao toque de até oito polegadas, entre outros. Destaca-se também a presença de uma grande equipe de elementos de segurança e auxiliares de direção.
O Toyota Yaris de acordo com o Euro NCAP
Em termos de segurança, pode-se dizer que o Yaris é um dos modelos mais protetores de sua categoria. O Euro NCAP testa a segurança do compacto em 2020, obtendo um resultado de cinco estrelas, a pontuação mais alta possível. Os resultados por seções são: 86 em 100 em proteção de passageiros adultos, 81 em 100 em proteção de passageiros crianças, 78 em 100 em vulnerabilidade de pedestres e 85 em 100 em assistentes de direção.
O Toyota Yaris do Km 0 e usado
O Toyota Yaris é um dos carros urbanos mais vendidos na Espanha. Desde a primeira geração, ganhou a reputação de ser um modelo sólido e confiável. Graças a isso, sua depreciação é uma das melhores do segmento, situando-se em torno de 24%. Os mercados secundários de segunda mão e segunda mão têm uma grande variedade de opções, sendo o mercado do Km 0 mais limitado pela mudança da geração atual.
Se olharmos para o canal em segunda mão ou em segunda mão, vemos que as unidades mais baratas são as correspondentes à primeira geração, ano 1999, com motores a gasolina. Estas unidades têm um preço inicial inferior a 1.000 euros. Do outro lado da escala estão as unidades híbridas de terceira geração, onde os preços estimados são de cerca de 6.000 euros para unidades após 2015.
Rivais do Toyota Yaris
Embora não seja o segmento mais popular do mercado, o nicho de veículos utilitários urbanos é de grande importância para as marcas. Todos eles estão empenhados em introduzir pelo menos um modelo no segmento e, portanto, o Toyota Yaris deve enfrentar uma concorrência muito acirrada. Seus rivais mais imediatos são: Honda Jazz, Peugeot 208, Renault Clio, SEAT Ibiza, Ford Fiesta, Hyundai i20, KIA Rio, Opel Corsa e Volkswagen Polo, entre outros. Muito poucos desses rivais apresentam um esquema híbrido como o do Yaris, embora cada vez mais modelos estejam se juntando ao carro híbrido.
Preço do Toyota Yaris
É hora de falar sobre preços. A última geração do Yaris foi um pouco mais cara do que a concorrência por causa da tecnologia híbrida. No entanto, a lacuna desta quarta geração diminuiu. O preço inicial do Toyota Yaris é de 19.050 euros, sem ofertas ou promoções. Este valor corresponde a uma unidade básica com acabamento S Edition. Por outro lado, do outro lado da balança encontramos o desportivo Toyota GR Yaris, cujo preço inicial para o mercado espanhol é de 38.250 euros, sem ofertas ou promoções. No Brasil modelo 2024 é encontrado por R$ 96.350,00.