Toyota não inventou a roda com o lançamento do Yaris Cross. O segmento a que se destina é um dos mais populares no mercado europeu
Os SUVs nos levaram a um mercado totalmente diferente. Cada modelo é sensível a ser camperizado, e a Toyota criou um modelo completamente novo baseado no pequeno Yaris. E como você pode imaginar, seu nome não é outro senão Toyota Yaris Cross. Um crossover híbrido que deve ser um dos dominadores do mercado.Aproveitando a renovação completa do Toyota Yaris, a gigante asiática planeja criar uma família totalmente nova em torno dele. O Yaris Cross será possivelmente a escolha mais popular em termos de vendas. Um SUV urbano pequeno e de alta eficiência, certificado com o rótulo ECO. Com as vantagens que isso acarreta, como poder acessar sem problemas as zonas de baixa emissão cada vez mais populares.
A apresentação internacional da Cruz de Yaris ocorreu em abril de 2020. Sua tão esperada estreia estava marcada para o Salão Automóvel de Genebra, mas no final não era para ser. Sua produção é realizada na fábrica de Valenciennes, na França, embora seu motor 1.5 Dynamic Force seja fabricado na Polônia. Seu pouso comercial não ocorrerá até 2021, entrando pela primeira vez no mercado japonês.
Características técnicas do Toyota Yaris Cross
Como o modelo do qual deriva, o Yaris, sob a silhueta particular do Yaris Cross, uma arquitetura recém-projetada chamada GA-B é instalada. Esta plataforma oferece melhores níveis dinâmicos graças à maior rigidez, mantendo um peso contido. Apenas o suficiente para o uso de um motor de pequena tiragem, mas de alta eficiência.
Apesar de compartilhar uma plataforma com seu irmão urbano, o Toyota Yaris Cross aumenta consideravelmente suas dimensões. O que nos leva a 4,18 metros de comprimento, 1,76 metros de largura e 1,56 metros de comprimento. A estas dimensões deve ser adicionada uma distância entre eixos de 2,56 metros, e a uma altura em relação ao solo 30 milímetros mais alta que a do Yaris normal.
O aumento das medidas tem se concentrado na melhoria dos níveis de habitabilidade e praticidade. Um bom exemplo disso é o porta-malas. O Yaris Cross oficializa um volume mínimo de 390 litros, que pode ser ampliado rebatendo a segunda fila de bancos na proporção de 40:2040. Isso representa um aumento de quase 100 litros em relação ao urbano.
Gama mecânica e caixas de velocidades Toyota Yaris Cross
Se falamos de Toyota, temos que falar de híbridos. Os japoneses são os pais de uma tecnologia que mudou a mobilidade. O Toyota Yaris Cross usa a quarta geração da tecnologia híbrida da empresa. Uma evolução que se incorpora exclusivamente à gama mecânica, a versão mais recente de todas, a mais potente, será integrada na gama no final de 2023.
O esquema deriva diretamente de outros modelos da casa, como o Toyota C-HR e o Toyota Corolla. Ele usa um motor a gasolina de três cilindros com 1,5 litros de cilindrada e ciclo Atkinson. Acoplado a esse motor está uma bateria de íons de lítio de alta tensão e um motor elétrico de 59 kW capaz de alimentar o Yaris Cross sozinho por uma distância de aproximadamente dois quilômetros.
Ao todo, estamos falando de uma potência de 116 ou 132 cavalos de potência com um torque máximo de 120 Nm. Esses são níveis de desempenho discretos, mas deve-se entender que a economia de combustível é o objetivo. Para ajudar nesse trabalho, o Toyota Yaris Cross emprega uma caixa de câmbio automática e-CVT que envia toda a força do sistema híbrido para as rodas traseiras. Há também a possibilidade de montar uma tração nas quatro rodas AWD-i.
Toyota Yaris Cross – Equipamentos
Como a Cruz de Yaris nasce de um Yaris convencional, no seu interior contemplamos a mesma cabine. É um espaço melhorado em comparação com as gerações anteriores do Yaris. Um espaço que utiliza melhores materiais e acabamentos. Tudo isso para conseguir uma melhor sensação de qualidade, algo que todos os ocupantes desfrutam.
Como de costume com a Toyota, o Yaris Cross oferece uma gama de equipamentos escalonados em diferentes níveis. Da menor à maior dotação, encontramos: Active Tech, Style, Business Plus e Adventure. Neles, não apenas a carga dos sistemas é modificada, mas também a aparência externa e interna é alterada graças aos detalhes, personalização e elementos particulares.
E já que estamos no assunto, no que diz respeito ao equipamento, o Toyota Yaris Cross é um grande número de elementos de última geração. Destacam-se a presença de faróis de LED, a porta traseira elétrica, conectividade para dispositivos móveis, entrada e partida sem chave, painel de instrumentos parcialmente digital, sistema multimídia com tela de até 8 polegadas e o programa Toyota Safety Sense 2 que inclui uma grande variedade de assistentes e auxiliares de direção.
O Toyota Yaris Cross de acordo com o Euro NCAP
Modelos menores melhoraram sua segurança nos últimos anos. No final de 2021, o Euro NCAP testa a segurança do Toyota Yaris Cross, atribuindo-lhe uma classificação de cinco estrelas. Sua pontuação mais alta. Por seções, os resultados são os seguintes: 86 em 100 em proteção de passageiros adultos, 84 em 100 em proteção de passageiros crianças, 78 em 100 em vulnerabilidade de pedestres e 81 em 100 em assistentes de direção.
Rivais do Toyota Yaris Cross
A Toyota não inventou a roda com o lançamento do Yaris Cross. O segmento a que se destina é um dos mais populares no mercado europeu, o primeiro em termos de crescimento de vendas. O segmento B-SUV é colonizado por modelos com mais experiência que o japonês. Entre seus rivais vale a pena mencionar: Renault Captur, SEAT Arona, Ford Puma, Hyundai KONA, Nissan Juke, Peugeot 2008 e muitos mais. Entre todos eles, o Yaris Cross se destaca por seu design e sua mecânica 100% híbrida.
Preço Toyota Yaris Cross
Ao definir os preços, a Toyota levou em consideração o fato de que seu novo B-SUV apresenta o adesivo ECO cada vez mais importante. O preço inicial do Toyota Yaris Cross é de 25.950 euros, sem ofertas ou promoções. Esse valor corresponde a um modelo com acabamento Active Tech e mecânica híbrida de 116 cavalos com tração dianteira. O mais caro da família é, por enquanto, o Yaris Cross Adventure com tração nas quatro rodas e 116 cavalos de potência. As suas tarifas são anunciadas a partir de 29.450 euros, sem ofertas ou promoções.