O motor híbrido 130H atinge os acabamentos superiores, como o novo acabamento especial Premiere Edition e o esportivo GR Sport.
O Toyota Yaris Cross tem sido um dos modelos revelação no segmento B-SUV desde que chegou ao mercado em 2021. Já se passou pouco tempo desde o seu lançamento, mas a marca japonesa decidiu apresentar uma atualização de 2024 com o objetivo de aumentar ainda mais o apelo de seu crossover urbano.
Dito isso, é verdade que as novidades também não são enormes, mas sim pequenas pinceladas que melhoram este carro de sucesso. Nós os descrevemos abaixo. Além disso, para aprimorar a atualização, a empresa japonesa apresenta uma edição de lançamento da Premiere Edition que estará disponível em dezembro.
A principal novidade, o novo motor híbrido 130H
Já vimos há algumas semanas que o Yaris estreou um novo motor híbrido chamado 130H. Esta mecânica chega com esta atualização de 2024 para a Cruz de Yaris. Portanto, agora podemos escolher entre duas mecânicas de potência diferente, ambas recebendo o emblema ambiental Eco da DGT.
Este motor híbrido está equipado com o motor a gasolina de 1,5 litros, mas no caso do novo 130H é combinado com uma nova transmissão que usa um motor-gerador maior e mais potente. Graças a isso e às novas configurações eletrônicas, a potência é aumentada em 14%, chegando a 132 cv, enquanto melhora o torque do motor.
Se falamos de desempenho, agora é um carro mais rápido em aceleração, podendo ir de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos (0,5 segundos a menos) e recuperar de 80 a 120 em 8,9 segundos (0,4 segundos mais rápido). Enquanto isso, a velocidade máxima permanece em 170 km/h e o consumo nesta versão superior está entre 4,5 e 5,4 l/100 km, dependendo do equipamento.
A Toyota afirma que também melhora a experiência de condução; Portanto, entendemos que o motor de combustão gira um pouco menos na aceleração. Eles também melhoraram a insonorização.
O motor híbrido 130H atinge os acabamentos superiores, como o novo acabamento especial Premiere Edition e o esportivo GR Sport. A variante menos potente é renomeada para Hybrid 115H – desenvolve 116 cv.
Novos detalhes exteriores e interiores, além de sistema multimídia aprimorado
Passando para a seção estética, como você ainda pode ver um modelo novo e que decolou muito bem no mercado, eles não fizeram muitas mudanças. De qualquer forma, se olharmos para os detalhes, podemos ver uma nova cor Urban Khaki na carroceria em dois tons, bem como novos designs de rodas para os acabamentos superiores que chegam a 18 polegadas.
Enquanto isso, na cabine recebe costuras e linhas decorativas estéticas, além de estofados com novos padrões.
No que diz respeito à tecnologia, vemos que o painel de instrumentos digital pode ter 7 ou 12.3 polegadas, dependendo do acabamento. Por sua vez, deve-se dizer que o sistema multimídia principal, habilitado para toque, pode atingir 10.5 polegadas, sendo 9 nas versões mais acessíveis.
O Toyota Yaris Cross 2024 melhorou o sistema de reconhecimento de voz e assistente pessoal, aceitando comandos como “Ei Toyota, estou com frio“, para que aumente automaticamente a temperatura do controle climático. Da mesma forma, possui integração sem fio para telefones celulares Android e Apple e atualizações remotas OTA.
Mais e melhor segurança ativa para o Toyota Yaris Cross
Na seção de segurança, possui assistentes de direção como o sistema automático de frenagem de emergência, supressão do acelerador em situações de risco, assistente de direção, controle de cruzeiro adaptativo revisado ou assistência de manutenção de faixa, entre outros.
Preços Toyota Yaris Cross 2024
Em relação aos preços, ainda não temos confirmações oficiais da Toyota Espanha. É de se esperar que a variante Premiere Edition não nos pareça barata, mas também é verdade que chegará com um equipamento muito completo, como a marca costuma fazer com essas edições.
Por outro lado, o motor 130H será um pouco mais caro que o 115H, mas não esperamos uma grande diferença entre os dois com o mesmo equipamento. Teremos que esperar alguns dias para que a subsidiária espanhola da empresa publique as listas oficiais de preços.